Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, outubro 28, 2010

Serra domina no Sul e Dilma leva no Nordeste, diz pesquisa

Petista lidera entre os eleitores mais pobres; tucano tem preferência de quem ganha mais de 10 salários

28/10/2010 | 00:18 | Bruna Maestri Walter

Os eleitores dos presidenciáveis Dil­­ma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) parecem estar divididos entre os extremos de renda, escolaridade e localização geográfica nesta eleição. O mais recente levantamento do Data­­­folha, de terça-feira, mostra uma clara diferença do perfil médio de quem vota em Dilma e de quem prefere Serra. A petista tem mais intenções de votos entre os nordestinos, os que ganham até dois salários mínimos (R$ 1.020) e que estudaram até o ensino fundamental. Já Serra lidera as intenções entre moradores do Sul, os que ganham mais de dez salários mínimos (R$ 5,1 mil) e os que têm ensino superior.

Nos números totais do Data­­­folha, Dilma aparece à frente de Serra. A petista lidera com 49% dos votos totais e o tucano conta com 38%. Nos votos válidos – com a ex­­clusão de indecisos, votos brancos e nulos –, Dilma alcança 56%, contra 44% de Serra.

Polêmica: Tucano critica pesquisas

Recife - O candidato tucano à Presidência da República, José Serra, desconsiderou ontem, em sua quinta visita a Pernambuco nesta campanha eleitoral, as pesquisas eleitorais que indicam a sua adversária com mais de 10 pontos porcentuais de vantagem sobre ele na preferência do eleitorado brasileiro. “Acho que, de fato, há um empate técnico”, afirmou.

Citou os institutos Vox Populi e Sensus como “alugados” e, mesmo não destratando o Ibope e o Datafolha – este considerado por ele “talvez o mais independente” –, lembrou que “mesmo no caso dos outros, há problemas metodológicos”. “Não tem nada mais errado no Brasil do que pesquisa”, reforçou, ao lembrar de eleições cujos resultados foram diferentes do que indicavam as pesquisas. “Pesquisa é furada e isso no futuro vai ter de ser examinado.”

Agência Estado

Esses porcentuais sofrem enorme variação dependendo do eleitorado que se analisa. Na Região Sul, o líder é Serra, com 48% dos votos. Já no Nordeste, a ex-ministra Dilma alcança mais do que o dobro das intenções de votos na comparação com o adversário: 64% contra 27%.

As propostas dos candidatos e a aparição deles na mídia são vistas de formas diferentes dependendo da região. As propostas de Dilma no horário eleitoral gratuito na tevê foram avaliadas como ótimas ou boas por 54% dos que o assistiram, índice que é menor no Sul (48%), do que no Nordeste (64%), segundo o Datafolha. Ainda de acordo com o instituto, as propagandas de Serra na tevê são classificadas como ótimas ou boas por 47% dos eleitores que assistiram a elas. Esse índice é maior no Sul (51%) do que no Nordeste (44%).

Fatores

Vítor Peixoto, doutor em ciência política e professor da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro, diz que neste segundo turno a diferença entre Nordeste e Sul tende a ficar mais intensa. O primeiro fator para que isso ocorra é o resultado da política pública de transferência de renda no Nordeste, explica o professor. “Mais de 50% dos recursos do Bolsa Família foram aplicados no Nordeste”, afirma. O segundo fator são os aportes financeiros e as obras recebidas nesta região devido ao Programa de Acelera­­­ção do Crescimento (PAC). Dilma foi chamada por Lula de “mãe” do PAC.

O contraste entre eleitores petistas e tucanos também é verificado na divisão por escolaridade e renda. Dilma alcança 54% da preferência entre os que recebem até dois salários mínimos. Já Serra inverte a situação entre os que recebem mais de dez salários mínimos: ele conquista 55% das intenções de votos nesse grupo.

Os índices tucanos também crescem entre os que têm ensino superior. Nesse recorte, Serra conquista 49% das intenções, contra 39% de Dilma. A petista reverte o quadro entre os que estudaram até o ensino fundamental: 55% contra 32%
Fonte: Gazeta do Povo

Em destaque

Já temos motivos em dobro para temer turbulências climáticas assustadoras

Publicado em 28 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Turbulências se intensificam mais rapidamente nos T...

Mais visitadas