Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, outubro 30, 2010

Governistas podem tomar dois estados da oposição

Veja o mapa das eleições para governador que serão decididas neste segundo turno, de acordo com as pesquisas mais recentes. Ibope mostra que oposição deve virar situação em um estado. Os números, porém, podem mudar neste sábado, na reta final da campanha

De acordo com as pesquisas, Marconi e Íris farão em Goiás a eleição mais disputada do segundo turno

Eduardo Militão

Os últimos levantamentos do Ibope para as nove disputas que serão decididas no segundo turno (em oito estados e no Distrito Federal) revelam que a base aliada do presidente Lula e as forças que fazem oposição a ele devem manter os cinco governos que ocupam. Porém, os governistas podem avançar sobre dois estados hoje dirigidos pelos opositores: Rondônia e Roraima.

De outro lado, o PSDB deve tomar o Pará do PT. Em Goiás, os oposicionistas podem retomar o estado das mãos do governista PP. Mas isso é algo que provavelmente só se saberá com certeza no domingo. O empate técnico nas pesquisas torna impossível saber com antecedência quem governará Goiás a partir do ano que vem.

Apesar de serem os mais recentes levantamentos do Ibope, a situação não pode ser considerada definida. As pesquisas foram feitas entre 12 e 27 de outubro. Ou seja, muitos eleitores podem ter mudado de opinião nos últimos 20 dias. Na noite deste sábado (30), o Ibope deve divulgar novas sondagens sobre a disputa em oito estados. Em Goiás, o instituto Serpes conclui levantamento hoje, segundo registros no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Veja as últimas pesquisas do Ibope

Foram considerados partidos da base aliada aqueles alinhados, no Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto atualmente. Não foram consideradas as alianças em torno das candidaturas à Presidência de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).

De acordo com as pesquisas disponíveis até o momento, se as eleições fossem na data em que foram realizados os levantamentos, o resultado seria o seguinte:

1. Alagoas – Teotônio Vilela (PSDB), reeleito com 54% dos votos válidos
2. Amapá – Camilo Capiberibe (PSB), 53%
3. Distrito Federal – Agnelo Queiroz (PT), 64%
4. Goiás – indefinição entre Marconi Perillo (PSDB, 51%) e Íris Rezende (PMDB, 49%)
5. Pará – Simão Jatene (PSDB), 60%
6. Paraíba – Ricardo Coutinho (PSB), 57%
7. Piauí – Wilson Dias (PSB), reeleito com 56%
8. Rondônia – Confúncio Moura (PMDB), 58%
9. Roraima – Neudo Campos (PP), 55%

A base aliada conquistaria teria seis dos estados em disputa. A oposição, dois, com a possibilidade de chegar a três.

Cinco atuais governadores disputam a reeleição neste segundo turno. Mas as pesquisas do Ibope indicam que somente o tucano Teotônio Vilela, em Alagoas, e Wilson Dias (PSB), no Piauí, terão sucesso na empreitada.

Os resultados mostram que praticamente todos os candidatos que venceram o primeiro turno devem ser eleitos. A exceção é o Amapá. Lá, Camilo Capiberibe (PSB) deve virar sobre José de Anchieta Júnior (PSDB), segundo o Ibope.

Em Goiás, o empate técnico entre o tucano Marconi Perillo e Íris Rezende (PMDB) não permite dizer se haverá uma virada a favor do peemedebista. O primeiro tem 51% dos votos válidos; o segundo, 49%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Fonte: Congressoemfoco

Em destaque

Prefeito de Jeremoabo usa recursos públicos para promoção pessoal e promessas enganosas.

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Deri do Paloma (@deri.oficial) A situação em Jeremoabo ...

Mais visitadas