Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, outubro 22, 2010

Condenação de responsáveis por explosão de fábrica de fogos em Santo Antônio não retira denúncia na OEA

Agência Brasil

A condenação de Osvaldo Prazeres Bastos e de seus quatro filhos pela morte de 64 pessoas por causa da explosão ocorrida há 12 anos em uma fábrica clandestina de fogos de artifício em Santo Antônio de Jesus, a 100 quilômetros de Salvador (região do Recôncavo Baiano) não extingue a denúncia contra o Brasil na Comissão Interamericana de Direitos Humanos na Organização dos Estados Americanos (OEA).

O processo na comissão “não diz respeito às questões jurídicas”, esclarece a diretora executiva da organização não governamental (ONG) Justiça Global, Sandra Carvalho. Segundo ela, há expectativa na comissão de que haja reparação, por meio de indenização, a parentes das vítimas e a pessoas atingidas; além da adoção de políticas públicas para que situações como a da fábrica não voltem a ocorrer. A Justiça Global foi uma das entidades da sociedade civil que acionou a OEA. Em 2006, o Estado brasileiro assumiu responsabilidade perante a comissão sobre a situação em Santo Antônio de Jesus.

Para Sandra Carvalho, a condenação “tem efeito pedagógico”. A responsabilização da família Prazeres Bastos pelas mortes mostra que “não se tolera mais que se explore quem precisa trabalhar e submeta essas pessoas a condições de trabalho sem segurança”. De acordo com a Justiça Global, apesar do acidente, ainda há na região fábricas clandestinas nas quais os trabalhadores estão expostos a riscos.

A sessão de julgamento em júri popular ocorreu ao longo do dia de ontem (20) e terminou no começo da madrugada. Osvaldo Prazeres Bastos foi condenado a nove anos de prisão e seus filhos Adriana Fróes Bastos de Cerqueira; Ana Cláudia Almeida Reis Bastos; Helenice Fróes Bastos Lírio e Mário Fróes Prazeres Bastos tiveram a pena de 10 anos e seis meses. A pena de Osvaldo é menor porque ele já tem mais de 70 anos. Os réus condenados irão recorrer em liberdade.

Fonte: Tribuna da Bahia

Em destaque

Já temos motivos em dobro para temer turbulências climáticas assustadoras

Publicado em 28 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Turbulências se intensificam mais rapidamente nos T...

Mais visitadas