Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, setembro 30, 2010

Justiça Eleitoral rejeita denúncia contra Tiririca

Folha.com

A Justiça Eleitoral de São Paulo rejeitou a denúncia oferecida pelo Ministério Público Eleitoral contra o palhaço Tiririca (PR) por causa do suposto analfabetismo do candidato.

O juiz Aloísio Sérgio Rezende Silveira se baseou no entendimento do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) de que não não havia causa de inelegibilidade, inclusive quanto à instrução mínima.

Na decisão, o juiz afirma que a legislação eleitoral não exige que os candidatos possuam mediano ou elevado grau de instrução, mas apenas que tenham noções rudimentares da linguagem pátria.

O promotor Maurício Antonio Ribeiro Lopes, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, queria fazer um teste de escrita e leitura com o candidato. A Procuradoria Eleitoral --ligada ao Ministério Público Federal-- negou a possibilidade de impugnação da candidatura, mas destacou que está tomando as "medidas necessárias" para apurar os indícios de que Tiririca não sabe ler nem escrever.

O candidato também é investigado por falsidade ideológica por omissão da declaração de bens no pedido de registro de sua candidatura.

Leia mais

Em destaque

2º Congresso Brasileiro de Direito Municipal

Mais visitadas