Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, setembro 30, 2010

Baianos são surpreendidos com portas fechadas

Lorena Costa

Os baianos que precisaram ir aos bancos de Salvador durante a manhã de ontem foram surpreendidos com a greve dos bancários, decretada em todo o país por tempo indeterminado. No centro da cidade, Avenida Sete de Setembro e Comércio, todas as agências bancárias amanheceram com faixas de “estamos em greve” afixadas nas portas de acesso. Em outros pontos, como Avenida Tancredo Neves e Pituba, a paralisação atingiu apenas alguns dos estabelecimentos. Hoje, no entanto, o movimento deverá se estender às outras agências.

Na Avenida Sete de Setembro, onde todas as agências bancárias ficaram lacradas durante o dia de ontem, a Polícia Militar chegou a ser chamada para evitar conflitos. No local, diretores do Sindicato dos Bancários da Bahia também se certificavam de que não haveria expediente.

“Hoje, primeiro dia da greve, concentramos a paralisação nas agências do centro da cidade, mas – gradativamente – o movimento deverá se estender aos outros bairros. Amanhã, a greve deverá atingir todas as agências”, informou José Damasceno, um dos diretores do sindicato da categoria.

O autônomo Antonio Marcelino de Souza, 48 anos, se frustrou ao procurar uma das agências bancárias localizadas na Avenida Sete. “Vim preparado para fazer uma negociação, estou com toda a documentação exigida, e agora não posso ser atendido”, lamentou.

Conforme o Sindicato, as reivindicações dos trabalhadores são: “reajuste de 11%, maior participação nos lucros e resultados, mais investimentos em segurança e saúde, além de melhores condições de trabalho”. A paralisação se estende por todo o país. A decisão foi tomada em assembleias, quando os trabalhadores rejeitaram a oferta patronal de reajuste de 4,29%.

Segundo eles, esse percentual somente repõe a inflação acumulada em 12 meses até agosto.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) afirmou que espera uma contraproposta dos bancários e que já propôs reajuste “partindo” da reposição de 4,29% [inflação do período]. Os bancos afirmam que “os trabalhadores do setor têm uma das maiores médias salariais do país, de R$ 4.111, jornada de trabalho reduzida, de seis horas diárias (30 horas semanais), com semana de cinco dias, enquanto a jornada legal para outras categorias é de 44 horas semanais”.

Celular está proibido dentro dos bancos

O uso de celular e aparelhos semelhantes dentro das agências bancárias está proibido em Salvador desde ontem. A proibição passou a valer após a publicação - no Diário Oficial do Município - do decreto que regulamenta a Lei 7.850/2010.

Conforme Fábio Mota, secretário de Serviços Públicos – órgão que cuidará da fiscalização para cumprimento da lei, começando de ontem os bancos passam a contar com um prazo de trinta dias para se adequarem à determinação. “Durante este tempo, os bancos deverão cuidar de afixar placas e cartazes de avisos aos clientes quanto à proibição e criarem meios para impedir que seja feito o uso dos aparelhos celulares dentro das agências”, afirmou.

Mota disse também que as agências bancárias é que ficarão responsáveis por impedir o uso do celular por parte de seus clientes. “A agência é que deverá coibir o uso desses aparelhos, a lei é clara neste sentido, e para isso poderá usar todos os meios legais cabíveis e que considerar necessário”, completou.

De acordo com o decreto, a proibição vale no “setor de pagamento e recebimento junto ao público, além das áreas destinadas ao autoatendimento”, o que quer dizer também que o cliente não poderá fazer uso do celular nas áreas de caixa eletrônico.

Fonte: Tribuna da Bahia

Em destaque

Nota técnica do MP e Tribunais de Contas orienta sobre contratações para festas

  Foto: Divulgação O documento foi assinado pelo procurador-geral de Justiça Pedro Maia e pelos presidentes do TCE, Marcus Presídio e TCM, F...

Mais visitadas