Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, junho 21, 2010

Governador inspeciona cidades atingidas pela enchente e pede ajuda aos alagoanos

Teotonio Vilela vê de perto a tragédia das chuvas, anuncia ações de governo e faz apelo para aumentar o volume de donativos para a população atingida

Mário Lima

Thiago Sampaio

Situação nos municípios é de grande comoção

O governador Teotonio Vilela Filho inspecionou neste domingo(20), de helicóptero, junto com a coordenação da Defesa Civil Estadual, o comando do Exército, técnicos e secretários de Estado da Saúde a da Infraestrutra, as principais cidades atingidas pelas chuvas dos últimos dias. O grande volume de água provocou o transbordamento dos rios Mundaú e Paraíba, na sexta-feira última.

O boletim da Defesa Civil, até às 15h de sábado, registrava 35 mil desabrigados, 70 mil desalojados e 13 óbitos. De acordo com o Centro de Meterologia da Universidade Federal de Alagoas, a partir da terça-feira (22), as chuvas devem se intensificar.

Ainda neste domingo, o governador decretou Estado de Calamidade Pública no Estado por causa das enchentes que atingiram 21 municípios alagoanos. Até o sábado, o governador tinha decretado apenas o Estado de Emergência em 17 municípios. Deles, 15 se encontram em Estado de Calamidade.

São eles: Quebrangulo, Santana do Mundaú, Joaquim Gomes, São José da Laje, União dos Palmares, Branquinha, Paulo Jacinto, Murici, Rio Largo, Viçosa, Atalaia, Cajueiro, Capela, Jacuipe, e Satuba.

Em Santana do Mundaú, em meio a um cenário de 'guerra' – ruas e pontes totalmente destruídas, casas desabadas, carros virados e população sem energia e água potável - o governador Teotonio Vilela e o prefeito Elói da Silva, que também teve sua casa e carro destruídos, percorreram as ruas da cidade, com a população ainda apreensiva.

O governador pediu que os moradores mantivessem a calma, "pois a ajuda está chegando". Junto com o governador um helicóptero do Samu já desembarcou na cidade e distribuiu medicamentos. Teotonio Vilela fez um apelo à população no sentido de aumentar o volume dos donativos cedidos aos desabrigados.

“Desde o primeiro momento estamos agindo. Nossa missão é salvar vidas, por meio do resgate da população castigada pelas chuvas por todos os meios, inclusive helicópteros. As ações do governo agora são o Samu aeromédico, que está distribuindo medicamentos e água potável, além da reconstituição dos acessos", destacou o governador.

Thiago Sampaio

Sobrevoo apresentou ao governador o real panorama da tragédia


Apesar da ajuda governamental, a própria população deve ajudar, lembrou o governador, que chamou a atenção para a solidariedade do alagoano. "Isso é indispensável. É muito importante que se dêem as mãos nessa hora. É fundamental que o alagoano ajude nessa hora”, disse Teotonio Vilela.

Em Jacuípe, a população se encontrava totalmente ilhada, sem água – a estação de tratamento foi totalmente inundada. A primeira ajuda veio da empresa OAS, que constroi na região o gasoduto Pilar-Ipojuca, da Petrobras. Os 30 servidores da empresa forneceram água potável e transporte para a população tirar seus móveis e utensílios dos escombros.

O governador garantiu a reativação imediata do sistema de abastecimento de água, pela Casal.

Teotonio estava acompanhado do coordenador geral da Defesa Civil, e comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Neutônio Santos; do comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada, coronel Pinto Sampaio; e os secretários de Estado da Saúde, Herbert Mota; e da Infraestrutura, Fernando Nunes.

/Fonte: www.agenciaalagoas.al.gov.br

Em destaque

"Demolição do Parque de Exposição: Um Atentado à Legalidade e ao Bem Público"

. O vídeo que estou reproduzindo aborda um assunto crucial para a comunidade de Jeremoabo: o direito municipal e a alienação de bens públi...

Mais visitadas