Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, junho 23, 2010

Confusão entre liberdade de expressão e liberdade de imprensa serve aos grandes grupos da mídia.

Ainda não li, mas, vou comprar o livro do professor Venício A. de Lima que acaba de ser lançado pela Editora Publisher. O título: “Liberdade de Expressão X Liberdade de Imprensa – Direito à Comunicação e Democracia”.

De fato, há muita confusão entre os conceitos. Liberdade de expressão é um direito do indivíduo, um direito fundamental do ser humano, o direito à fala.

liberdade de imprensa é o direito de imprimir, “print” em inglês. Com o passar do tempo, o direito de imprimir se tornou o “direito” das grandes corporações empresariais.

A quem no Brasil interessa a confusão? Aos grandes grupos da mídia.

Trata-se de uma confusão deliberada. Ora, ninguém é contra a liberdade de expressão. Mas, misturar uma liberdade à outra é uma forma de assegurar a liberdade dos grandes grupos empresariais da mídia. E só a deles, naturalmente.

Aqui na Bahia já tem jornalista criticando os coleguinhas porque não estão fazendo passeata a favor do jornalão Estado de S. Paulo, que está impedido judicialmente de publicar assuntos vinculados à Operação Faktor, da Polícia Federal. Um episódio pontual.

A crítica aos coleguinhas mistura os conceitos e chega a prever a instalação a curto prazo de um estado policial, sem liberdade de expressão. Baita confusão, baita exagero. O que vejo é muita violação à liberdade de expressão dos de baixo, e muito privilégio aos que detêm o direito de imprensa. E a ameaça à liberdade de expressão já está chegando à internet.

O raciocínio foi desenvolvido pelo professor Venício A. Lima. O jornalista Paulo Henrique Amorim, do site Conversa Afiada, entrevistou o acadêmico e repercutiu o tema.

Ele comentou que o livro de Venício A. Lima recupera as conclusões da Hutchins Commission – Uma Imprensa Livre e Responsável.

Robert Hutchins, reitor da Universidade de Chicago, reuniu, entre 1942 e 47, treze personalidades do mundo empresarial, para, sob encomenda dos grupos Time-Life e Enciclopédia Britânica, entender por que a imprensa era tão criticada.

Para enfrentar os críticos, a Comissão Hutchins sugeriu que a imprensa praticasse o “bom jornalismo”, ou seja, respeitasse a objetividade – e separasse opinião de informação – a exatidão, a isenção, abrisse espaço para a diversidade de opiniões (e, não, só para o PUM (Pensamento Único da Mídia, segundo Paulo Henrique Amorim) e buscasse o interesse público.

Paulo Henrique Amorim perguntou ao professor Venício se a grande mídia brasileira respeitava os princípios desse “bom jornalismo” da Comissão Hutchins.

O professor Venício respondeu: NÃO

Precisamos radicalizar a luta pela liberdade de expressão PARA TODOS. Chega da ditadura das grandes corporações da mídia brasileira.

Serra é contra ProUni, contra as cotas e contra Lula. E diz que não é. O nariz do Serra tá crescendo.


# posted by Oldack Miranda/Bahia de Fato

Em destaque

Queda da popularidade traça limites para Lula, ao iniciar seu segundo ano

Publicado em 27 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Baggi (Jornal de Brasília) Bruno Boghossi...

Mais visitadas