Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, maio 30, 2010

Morre a terceira vítima que fez endoscopia no Sul

Folha de S.Paulo

JOAÇABA _ Morreu na manhã de ontem a terceira paciente submetida a um exame de endoscopia em uma clínica particular em Joaçaba (419 km de Florianópolis). A informação é do Hospital Santa Terezinha, onde ela estava internada desde 14 de maio.

A adolescente Iara Penteado, 15 anos, estava em coma induzido e respirava com a ajuda de aparelhos.

Outras duas mulheres Maria Rosa dos Santos, 52 anos, e Santa Sipp, 60 anos também morreram após realizar o exame de endoscopia na mesma clínica _ o exame investiga doenças digestivas com o auxílio de um tubo flexível que permite a visualização do trajeto examinado.

A polícia investiga a causa das mortes, que podem ter sido provocadas por altas doses do anestésico lidocaína. Segundo o delegado Maurício Pretto, que investiga o caso, as pacientes que morreram e mais três que passaram mal após o exame foram orientadas a ingerir duas porções de lidocaína. A dose foi de dois copinhos de café para cada uma. A substância foi administrada em forma líquida após a lidocaína em spray ter acabado na clínica.

Em 2005, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) havia determinado que o anestésico não poderia ser aplicado sem dosador, pois pode provocar morte se ingerido em alta dose. A medida havia sido tomada após três pessoas morrerem e 12 apresentarem mal-estar com o uso do medicamento em Itagiba, no sul da Bahia.

A polícia também encontrou uma pomada de efeito anestésico com a validade vencida na clínica, usada para lubrificar o endoscópio _tubo ótico usado no exame. O laudo da perícia deverá sair em 15 dias.

O médico gastroenterologista responsável pelos exames de endoscopia, Denis Conci Braga, 31 anos, chegou a ser preso acusado de homicídio culposo (sem a intenção de matar).
O profissional prestou depoimento e foi liberado após pagar fiança de R$ 2.500.

Em destaque

Governo Lula endurece tom com Maduro sobre eleição na Venezuela

Publicado em 28 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Regime de Maduro repercutiu comunicado do governo b...

Mais visitadas