Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, maio 31, 2010

Metade dos médicos receita remédio que indústria quer

Metade dos médicos receita remédio por indicação

Folha de S.Paulo

Quase metade (48%) dos médicos paulistas que recebe visitas de propagandistas de laboratórios prescreve medicamentos sugeridos pelos fabricantes. Na área de equipamentos médico-hospitalares, a eficácia da visita é ainda maior: 71% dos profissionais da saúde acatam a recomendação da indústria.

Os dados vêm de uma pesquisa do Cremesp (conselho regional de medicina), que avaliou o comportamento médico perante as indústrias de remédios, órteses, próteses e equipamentos médico-hospitalares. Feito pelo Datafolha, o levantamento envolveu 600 médicos no Estado.

Do total, 80% deles recebem visitas dos propagandistas de medicamentos _em média, oito por mês. A pesquisa revela que 93% dos médicos afirmam ter recebido, nos últimos 12 meses, produtos, benefícios ou pagamento da indústria em valores de até R$ 500. Outros 37% dizem que ganharam presentes de maior valor.

Para o Cremesp, um terço dos médicos mantém uma "relação contaminada com a indústria, que ultrapassa os limites éticos". O conselho admite que o assunto era um tabu. "Para boa parte deles, a única forma de atualização é a propaganda. E com ela vem os presentes. Isso tomou uma dimensão maior, mais promíscua, quando as receitas passaram a ser monitoradas", diz Luiz Alberto Bacheschi, presidente do Cremesp.

Em 2005, a reportagem revelou que, em troca de brindes ou dinheiro, farmácias auxiliavam a indústria de remédios a vigiar as receitas prescritas. Com acesso as cópias do receituário, representantes dos laboratórios pressionavam os profissionais a indicar seus produtos e os recompensavam. A prática é vista como antiética.

Fonte: Agora

Em destaque

Já temos motivos em dobro para temer turbulências climáticas assustadoras

Publicado em 28 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Turbulências se intensificam mais rapidamente nos T...

Mais visitadas