Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, maio 28, 2010

Entrevistas demais cansam

Carlos Chagas

“Tudo o que é demais faz mal, até pão” – ensinavam nossos avós. Seria bom os candidatos presidenciais tomarem cuidado. A cada momento que ligamos o rádio, nas capitais ou no interior, ouvimos entrevistas de Dilma Roussef, José Serra e Marina Silva. Das grandes cadeias radiofônicas ao alto-falante da praça da igreja, estão lá os pretendentes ao poder respondendo a todo tipo de perguntas. Na televisão, a mesma coisa. Não apenas são questionados pelos âncoras e comentaristas ortodoxos, mas prestam-se a comparecer a singulares programas que oscilam entre o cômico e o grotesco. Só falta mesmo serem entrevistados pela Xuxa e concorrentes, nos horários dedicados aos baixinhos.

Dirão os técnicos em comunicação tratar-se de um sinal dos tempos, da comprovação do domínio da mídia eletrônica sobre a população. Passou o tempo dos comícios e do diálogo direto com o eleitorado. Só que tudo tem limite. Já se escuta o lamento de ouvintes e telespectadores, na base do “de novo esses caras”, quando acionam as teclas de seus aparelhos.

Constitui moeda de prestígio, nas emissoras, levar os candidatos a seus estúdios. Até mesmo uma certa presunção de intimidade dos profissionais com o poder futuro. Convenhamos, porém, está sendo demais. Deveriam preservar-se, os candidatos, porque começam a repetir-se, ao menos enquanto não divulgam seus programas de governo.

Nomear e demitir

Lição de décadas atrás era ministrada por Tancredo Neves, Amaral Peixoto, Antônio Carlos Magalhães e outros catedráticos: “jamais nomear quem não se pode demitir”. Dá sempre confusão quando o chefe se vê envolto em divergências com subordinados que se julgam intocáveis. Aqui mesmo, lembram-se todos do conflito quase armado que envolveu o presidente Ernesto Geisel e seu ministro do Exército, Silvio Frota.

Repete-se a situação nos Estados Unidos. O presidente Barack Obama nomeou sua ex-adversária Hillary Clinton para Secretária de Estado. Agora, divergem. Se foi Obama que sugeriu ao Lula celebrar acordo com os aiatolás, como Hillary sentiu-se capaz de desautorizar e desmontar tudo, sobrando até desconsiderações para com o Brasil?

Teria o presidente dos Estados Unidos condições de admoestar e até demitir a candidata que derrotou na convenção do Partido Democrata? Seria atingido pelo desgaste? Pelo jeito, nomeou quem não pode demitir…

Outra vez, o diploma

Através de uma comissão especial, volta a Câmara dos Deputados a debater a obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo. Pode levar semanas, meses ou mais, para uma conclusão, tamanhas as divergências de opinião, situando em lados opostos parlamentares, ministros dos tribunais superiores, universidades, empresas e até jornalistas.

Haveria que meditar, no entanto, sobre o argumento levantado pelos adversários do diploma: sustentam que escrever é dom que nasce com o indivíduo, tornando-se injusto e cruel negar esse direito, na imprensa, a quem não cursou a universidade.

O problema é que o “seu” Manoel, do açougue ali da esquina, é um craque na arte de cortar carne. Tira cada costela, cada filé de dar água na boca. Por conta disso deveria ser autorizado a entrar num hospital e operar alguém de apendicite? E o camelô da estação rodoviária, um mestre na arte da palavra, capaz de vender tudo o que apregoa em sua banca, estaria autorizado a vestir a beca e defender uma causa, no Supremo Tribunal Federal?

Levou séculos para os curandeiros serem proibidos de exercer a Medicina, por conta da criação de universidades e da exigência do diploma de médico. Outro tanto para os advogados exercerem a profissão, agora até sujeitos a exames pela Ordem, depois de passarem pelas faculdades.

Saber escrever é um dom, não estando ninguém proibido de ver seus textos publicados nos jornais. Apenas, sem o diploma, o farão como colaboradores, não como jornalistas, profissão nem melhor nem pior que a de escritor, mas, apenas, a exigir outros predicados além do dom de escrever. Conhecimentos ordenados de edição, revisão, impressão, diagramação, cibernética, além de ensino sólido e profundo de História, Geografia, Filosofia, Ética, Política e quanta coisa a mais?

Só para encerrar, admite-se que muitos adversários do diploma o fazem de boa fé. Terão o direito de sustentar seus pontos de vista, quem sabe até razão. O diabo é que atrás deles situam-se os vigaristas, aqueles que pretendem evitar a categoria de jornalistas organizada desde os bancos universitários, adquirindo condições para impor às empresas um comportamento baseado na fidelidade à notícia, que deveria ser honesta e verdadeira. Bem como condições para pleitear melhores salários.

Vai invadir a Bolívia?

E agora, caso José Serra se torne o próximo presidente da República? Ao acusar o governo da Bolívia de conivente com o tráfico de cocaína, facilitando o envio da droga para o Brasil, o candidato deixou clara a disposição de combater essa prática criminosa. E seus responsáveis. O presidente Evo Morales estrilou imediatamente, mas fará o quê, se o anunciado ministério da Segurança Pública receber ordens para vigiar e até a fechar as fronteiras? Aliás, será preciso saber, primeiro, se Morales receberá convite e se virá à hipotética posse de José Serra.

Eis aí, antecipada, a primeira crise internacional do suposto governo tucano. Como reagirá Hugo Chavez, protetor do presidente boliviano?

Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

"Análise Política: Fragmentação, Oportunismo e Desesperança"

"Reconciliação desses grupos é algo impossível. Pra ilustrar a situação Jairo está em um partido que pra ele ser eleito sozinho teria q...

Mais visitadas