Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, maio 28, 2010

Disputa pelo controle da polícia

Elza Fiuza/ABr / “A polícia investiga, o Ministério Público acusa,  a advocacia defende e o juiz julga. Quebrar essa lógica é desequilibrar  por inteiro o processo.” Ophir Cavalcante, presidente nacional da OAB,  que apoia o projeto “A polícia investiga, o Ministério Público acusa, a advocacia defende e o juiz julga. Quebrar essa lógica é desequilibrar por inteiro o processo.” Ophir Cavalcante, presidente nacional da OAB, que apoia o projeto emenda constitucional


Proposta que cria o Conselho Nacional de Polícia causa polêmica ao retirar o poder de fiscalização do Ministério Público sobre a ação das forças policiais

Publicado em 28/05/2010 | Mauri König, com agências

A criação do Conselho Nacional de Polícia, em análise no Congres­so, pode mudar a forma como se fiscaliza a ação policial no país. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) põe fim ao controle externo da polícia, hoje uma in­­cumbência do Ministério Público (MP) prevista no inciso 7 do artigo 129 da Constituição Federal. Pelo projeto, a tarefa passaria para um colegiado formado em sua maioria por delegados. Caberá ao novo órgão apurar denúncias contra policiais, abrir processos disciplinares e editar atos que regulamentam a atividade. Os defensores da emenda alegam que a fiscalização aumentará. Mas o argumento não convence os críticos. Para eles, a mudança aumenta o risco de impunidade.

O cabo de guerra põe de um lado os policiais e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e de outro os integrantes do MP e da Associação Nacional dos Procuradores da República. O presidente da Associação dos Dele­gados de Polícia do Brasil (Adepol), Carlos Eduardo Benito Jorge, diz que a fiscalização a ser feita pelo conselho será mais abrangente porque contará com representantes da sociedade. “A proposta não extingue, mas amplia o controle”, diz. Ele não acredita que o conselho seja corporativista só por ser formado na maioria por delegados. “Hoje o que o Ministério Público tenta fazer é uma subordinação das polícias”, diz. Já o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, César Mattar Júnior, afirma que a mudança aumentará os casos de impunidade porque a polícia não aceita se submeter ao controle de ninguém.

Laycer Tomas/Câmara Federal

Laycer Tomas/Câmara Federal / “Estão dizendo que não vai  funcionar. Será então que o conselho do Ministério Público também não  funciona?” Deputado Régis de Oliveira (PSC-SP), autor da proposta Ampliar imagem

“Estão dizendo que não vai funcionar. Será então que o conselho do Ministério Público também não funciona?” Deputado Régis de Oliveira (PSC-SP), autor da proposta

Longo trâmite

A PEC que cria o Conselho Nacional de Polícia venceu apenas a primeira etapa das muitas pelas quais terá de passar até a aprovação. Veja os passos.

Na Câmara

1) Análise na Comissão de Constituição, Justiça (CCJ) para admissibilidade, cinco sessões;

2) Segue para Comissão Especial, até 40 sessões, podendo ser emendada nas dez primeiras;

3) Vai a votação no plenário em dois turnos de votação, com intervalo de cinco sessões entre um turno e outro;

No Senado

1) CCJ para admissibilidade, até 30 dias;

2) Plenário para discussão e emendas, por cinco sessões;

3) Com emenda, retorna à CCJ, por mais até 30 dias para parecer sobre as emendas. Sem emenda, votam-se os dois turnos, com intervalo de cinco sessões entre um e outro.

Se aprovada no Senado

1) Sem modificação, o texto é promulgado e segue para sanção do presidente;

2) Com emenda ou substitutivo, retorna à Câmara, onde o substitutivo percorrerá todo o processo anterior;

3) Se, no retorno, for aprovado sem emenda, a matéria é promulgada pelo Congresso. Se a Câmara não concordar com as mudanças feitas no Senado, a matéria fica indo e vindo até um dia as duas casas se entenderem.

Autor da PEC, o deputado Régis de Oliveira (PSC-SP) afirma que o conselho vai não só ampliar o controle, mas também reprimir os abusos dos delegados de polícia. Na proposta, ele seguiu o modelo do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público. “Estão dizendo que não vai funcionar. Será então que o conselho do Ministério Público também não funciona?”, questiona o presidente da Adepol.

Outro ponto polêmico da PEC é o fato de que ela retira dos governadores o poder sobre as polícias. Segundo o deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), a Constituição atribui aos estados o controle sobre as forças policiais. Por isso, a emenda pode ser considerada inconstitucional.

Pela proposta, o conselho será formado por 17 integrantes, dez deles delegados, dois representantes do Judiciário, um do MP, dois advogados e dois cidadãos de notável saber jurídico.

Equilíbrio no processo

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, aprova o projeto. Para ele, a PEC que cria o Con­selho Nacional de Polícia equilibra o trâmite do processo e propicia condições ideais para que cada instituição exerça melhor o seu papel. “Cada um tem uma função: a polícia investiga, o Ministério Público acusa, a advocacia defende e o juiz julga. Quebrar essa lógica é desequilibrar por inteiro o processo”, diz.

O controle externo da polícia pelo Ministério Público está previsto na Constituição, mas, na avaliação de Ophir, os promotores não conseguiam exercê-lo como deveriam. E quando tentaram fazê-lo, segundo ele, verificou-se que isso seria algo danoso, uma vez que o MP, sendo parte no processo, não poderia ser também o ente a produzir as provas. Foi para atacar esse desequilíbrio que a OAB ajuizou no Supremo Tribunal Federal a Ação Direta de Inconstitucio­nalidade (Adin) 4.220, que aguarda julgamento.

Câmara

A admissibilidade da emenda foi aprovada pela Comissão de Cons­tituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal na última quarta-feira. Mas a PEC ainda terá de passar por uma comissão especial antes de ir a plenário. A análise da emenda gerou discussões acaloradas. Em uma sala tomada por delegados que pressionavam pela aprovação, o deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), delegado da Polícia Federal, investiu aos gritos contra o deputado José Genoino (PT-SP), contrário à PEC, mandando-o calar a boca.

Fonte: Gazeta do Povo

Em destaque

Já temos motivos em dobro para temer turbulências climáticas assustadoras

Publicado em 28 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Turbulências se intensificam mais rapidamente nos T...

Mais visitadas