Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, fevereiro 23, 2010

MP suspende Twitter de Wagner

A A PRE (Procuradoria Regional Eleitoral) na Bahia pediu a suspensão, por 24 horas, de todo o conteúdo informativo de uma página do microblog Twitter que divulga as ações do governador Jaques Wagner (PT) por considerar que foi cometida propaganda eleitoral antecipada. Foi pedido também o pagamento de uma multa que pode variar de R$ 5 mil a R$ 25 mil. A representação foi movida pelo PMDB, partido comandado no Estado pelo ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional).

Depois de trabalhar pela eleição do governador, Geddel rompeu com Jaques Wagner e anunciou sua candidatura ao Palácio de Ondina (residência oficial do governo estadual). De acordo com o partido, na condição de chefe do Executivo, Jaques Wagner mantém uma página no Twitter para divulgar informações sobre sua candidatura à reeleição, além de projetos, programas e obras de sua gestão.

A assessoria de imprensa do governador negou que Wagner tenha perfil pessoal no microblog e alegou que a página mantida por profissionais de imprensa ligados ao gabinete do Palácio de Ondina apenas divulga a agenda de visitas do petista e ações de sua administração. A assessoria do governador disse também que o PMDB já foi frustrado pela Justiça Eleitoral em uma primeira liminar e que tenta se valer do expediente pela segunda vez.

O PMDB afirma que o Twitter do governador é atualizado por funcionários da Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo do Estado da Bahia (Agecom). O partido recorreu à Procuradoria Regional Eleitoral depois de fracassar no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) - a solicitação encaminhada por seus advogados foi indeferida. No endereço apontado pelo PMDB como alvo das irregularidades (www.twitter.com/imprensawagner), há uma foto do governador e uma informação: “Twitter oficial da assessoria de imprensa do Governador da Bahia Jaques Wagner.”

Na opinião do procurador regional eleitoral, Sidney Madruga, o governador, “notório pré-candidato à reeleição, agiu de forma deliberada no sentido de associar as ações políticas do governo ao seu nome e à sua imagem, com nítidos objetivos eleitorais, sempre buscando realçar os seus atributos como administrador”.

Nesta página, diz o PMDB, foram postadas mensagens de apoio ao governador – “Prefeito de Alagoinhas declara em praça pública apoio ao governador Jaques Wagner” – e informações sobre inaugurações e ações no Estado: “Wagner entrega mais três postos de saúde no município de Ribeirão do Lago” e “Wagner fala sobre a grande ocupação dos hotéis baianos como resultado da política do governo de incentivo ao turismo”.

Racha desagrada presidente

O racha na Bahia desagrada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, antigo aliado de Wagner, que foi seu ministro do Trabalho e das Relações Institucionais. Geddel integrou as fileiras lulistas no segundo mandato do petista, depois de a aliança com o atual governador derrotar os aliados do falecido senador Antônio Carlos Magalhães. Em 2002, Geddel apoiou o candidato do PSDB, José Serra, e foi crítico do governo Lula em seus primeiros quatro anos no Palácio.

Petistas da cúpula do partido temem que o ministro da Integração Nacional esteja estimulando a divisão na Bahia, para afetar a pré-candidata do PT à Presidência, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, em detrimento de Serra, presidenciável tucano e governador de São Paulo.

Fonte: Tribuna da Bahia

Em destaque

Em plena crise mundial, três Poderes criam tempestade política no Brasil

Publicado em 19 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Alpino (Yahoo Notícias) José Casado Veja ...

Mais visitadas