Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, janeiro 29, 2010

Vá com calma, companheiro

Carlos Chagas

Um aviso, apenas. Um pequeno sinal de que é preciso ir com calma no exercício de qualquer função, mesmo a de presidente da República. Fala-se da crise de hipertensão que acometeu o presidente Lula. Não dá para ninguém manter sem risco uma agenda como a dele, plena de viagens, inaugurações, reuniões as mais variadas, despachos e, há pelo menos dois anos, campanha eleitoral. No caso dos aviões, chama-se fadiga dos metais. Do gênero humano, excesso de trabalho.

Por ironia, essa sobrecarga que atropelou o Lula acontece quando mais se aprimora a tecnologia dos meios de comunicação, em condições de restringir a presença física dos governantes num país das dimensões do Brasil. Além do que, governar não é viajar, moda inaugurada por Juscelino Kubitschek há mais de cinqüenta anos. Não foi por coincidência que ele enfrentou um enfarte em pleno mandato presidencial, acidente abafado e escondido até de seus ministros. Nem é preciso lembrar o derrame sofrido por Costa e Silva e o desmaio de João Goulart, no México. Ou a frustração da doença de Tancredo Neves, depois de visitar os principais líderes da Europa e Estados Unidos em menos de uma semana

Fica a lição para o Lula: vá com calma, mesmo que isso signifique dificuldades para a candidatura de Dilma Rousseff.

E o compromisso com Eunício?

A memória do povo é fraca, mas a do PMDB, mais ainda. Como reação à má-vontade do presidente Lula diante da indicação de Michel Temer para companheiro de chapa de Dilma Rousseff, foi antecipada para o próximo dia 6 a convenção que reelegerá o deputado na presidência do partido. Tudo de acordo com a estratégia dos cardeais peemedebistas, não fosse…

Não fosse o compromisso solene assumido pelo próprio Temer para fazer do deputado Eunício Oliveira o novo presidente do PMDB. Estava tudo acertado, parece que até por escrito. A saída parece ser a designação de Eunício para primeiro vice-presidente. Caso Michel Temer se torne mesmo parceiro de Dilma Rousseff, pediria licença do cargo. Se eleito, poderia até renunciar. Mas que Eunício Oliveira está sendo garfado, não se duvida.

A verdadeira razão

Na convenção do sábado, dia 6, a cúpula do PMDB decidiu não colocar em discussão, muito menos em votação, o apoio do partido à candidatura Dilma Rousseff e até a indicação de Michel Temer para seu vice. Sucessão presidencial será tema proibido. A explicação para a imprensa é de que, assim, ficaria mais fácil o presidente Lula acomodar-se à presença de Temer na chapa oficial. Deixando em aberto a formalização da aliança, o PMDB contaria com um cacife extra na mesa de jogo.

Na verdade, não é bem assim. A decisão de não ser levantada a sucessão presidencial na convenção de Brasília baseia-se no temor de que a maioria dos diretórios regionais poderia pronunciar-se pela candidatura própria, no caso, do governador Roberto Requião. O resultado seria desastroso para Michel Temer e seu grupo, porém, mais ainda para Dilma Rousseff.

O presidente de honra do PMDB, Paes de Andrade, está disposto a botar água no chope da cúpula do partido, levantando a exigência de os convencionais se pronunciarem desde já sobre a candidatura própria. Pode dar bolo.

Acertou mais uma vez

Por mais que se critiquem certas iniciativas do presidente Lula, a verdade é que na maioria dos casos ele age de acordo com o sentimento nacional. Apesar de as elites torcerem o nariz, o povão adorou quando o primeiro-companheiro foi fotografado, na praia, com uma caixa de isopor na cabeça, à maneira dos vendedores de sorvete.

Repete-se o mesmo fenômeno agora, quando o presidente, contrariando o Tribunal de Contas da União, mandou continuarem quatro obras da Petrobrás. Elas haviam sido consideradas irregulares, com preços superfaturados e vício nos projetos. Através de um veto ao Orçamento da União, o presidente manteve a dotação para as obras e elas não serão paralisadas. A explicação é de que, embargadas, determinariam a demissão de 25 mil trabalhadores.

Onde está o sentimento nacional? Com o Lula, caso fosse realizado um plebiscito. E apesar da reação também muito justa dos que pregam o respeito à lei e às decisões dos tribunais superiores. Através da História, já causou muita confusão esse conflito entre o que é e o que deveria ser.

Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

"Desvio de Finalidade: O Uso Indevido de Recursos Públicos em Santa Brígida Bahia"

                        Foto Divulgação - WhatsApp A situação descrita na foto é preocupante e levanta questões sérias sobre a gestão públic...

Mais visitadas