Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, janeiro 30, 2010

PESQUISA PARA PRESIDENTE

Tenho repetido que pesquisa eleitoral é como um retrato, diz respeito apenas ao momento de sua realização, não significando que no dia da realização da eleição ele se mantenha, contudo, o importante é saber interpretar os resultados e se observar o comportamento de cada candidatura durante todo o processo eleitoral e o que o antecede.

Fernando Rodrigues que mantém um blog no Portal UOL, na data de hoje, 29.01.2010, publicou pesquisa de responsabilidade do instituto Vox Populi, dando conta o que todo mundo imaginava, Dilma subindo e Serra caindo, este, talvez, influenciado por mais de 60 dias de transtornos na Capital Paulista.

Entre os dias 11 e 14.12.2009, Serra ostentava 39% das intenções de votos, com Dilma apresentando um resultado de 18%, o que vinha sendo uma constante nas avaliações quando ela ficava abaixo dos 20%. Já entre os dias 14 e 17 do corrente mês Serra caiu para 34% e Dilma subiu de 18% para 27%, com um avanço de 9%.

Retirando o nome de Ciro Gomes, em dezembro, Serra que teria 46%, cai em janeiro para 38%, enquanto Dilma que teria em dezembro 21% vai para 29%, com um avanço de 8%. Mesmo assim enquanto ele ascende, Serra cai.

A candidatura Dilma é lastreada pelo desempenho pessoal do Presidente Lula e sua administração, o que me leva a dizer que a tendência é de crescimento para Dilma e de queda para Serra.

As eleições no Brasil para Presidente da República, Governadores e em alguns Municípios, se dá em dois turnos, vencendo em 1º ou 2º turno, o candidato que tiver 50% dos votos válidos e mais um.

As convenções partidárias serão realizadas até o dia 30 de junho e a partir daí o processo eleitoral deslancha, alcançando toda sua plenitude na reta de chegada que compreende os últimos 15 dias antecedentes ao pleito. Daqui parta lá muita coisa poderá acontecer.

Dilma como candidata escolhida pelo Presidente Lula carrega consigo o Brasil da estabilidade econômica, da expansão da indústria e do agronegócio, o prestígio internacional e a credibilidade, enquanto que Serra representa o velho, o PSDB-DEM. Há muito tempo e lá se vão anos, tínhamos um livro de geografia de autoria de Aroldo de Azevedo (me perdoe se ele não é o autor) onde se destacava que o “Brasil um País do Futuro”.

O diabo era que passava anos e anos e o Brasil continuava como um País de Futuro, patinando sempre. Parece que ai reside o Brasil do PSDB e do DEM, o ultrapassado, enquanto o Brasil potência econômica é o atual, do Presidente Lula. Não é chic o Brasil emprestar dinheiro ao FMI?

Estamos no mês de janeiro e as eleições em 1º turno serão realizadas em outubro, não podendo ninguém afirmar agora quem será o Presidente eleito. Em artigo publicado no “notíciasdosertao”, sob o título Sinal de Alerta, chamei a atenção para o que aconteceu no Chile, quando a Presidente com maior índice de aprovação entre os Presidentes da América latina não fez o seu sucesso. Matei a charada. No Chile o candidato oficial era filho de um ex-presidente que exerceu o cargo quando o país passava por turbulência e havia no entorno dele uma convergência. Aqui o prestígio é pessoal do Presidente Lula.

Bem, de pesquisa em pesquisa é possível avaliar o comportamento futuro das urnas, não esquecendo que quem decide as eleições é o cidadão eleitor.

Paulo Afonso, 29 de janeiro de 2010.

Fernando Montalvão.

Em destaque

"Trocando Farpas: O Impacto da Disputa Política na Democracia Local"

  Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Portal João Sá Notícias (@portaljoaosanoticias).. Nota da ...

Mais visitadas