Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, janeiro 27, 2010

Novo RG não invalida antigo documento de identidade

Iracema Chequer / Agência A TARDE
Fila para retirada do RG em posto do SAC

A crescente procura para emissão do novo documento de identidade nos Serviços de Atendimento ao Cidadão (SACs) tem causado grandes filas. O que muita gente ainda não sabe é que o RG Digital, emitido desde novembro do ano passado pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb), não invalida as carteiras antigas. “Ninguém precisa correr para fazer outra identidade por conta do novo sistema”, alerta o coordenador de gestão dos SACs, Luís Cidreira.

Outro fator que aumenta as filas é a busca pela segunda via do documento sem necessidade. E essa procura prejudica pessoas, como a professora Cláudia Mota, que está tentando emitir a primeira via da identidade do filho, de 11 anos.

“Já fui ao SAC do (shopping) Barra, Boca do Rio, Salvador Shopping e três vezes no Iguatemi. Chego por volta das 4h30, mas tem sempre um número maior de pessoas na fila do que a quantidade de senhas disponíveis. Não posso ficar levando meu filho de madrugada para a fila”, conta a professora.

O número de carteiras de identidade que foram emitidas entre novembro do ano passado e janeiro deste ano e que ainda não foram retiradas pelos donos ilustra bem o problema: 25 mil documentos, segundo a Saeb. E, das 60 mil identidades emitidas mensalmente nos postos do SAC, cerca de 80% (48 mil) é de segunda ou demais vias. Para buscar o documento no SAC, não é preciso pegar senha.

“O atendimento nesta época do ano já é 30% maior do que o normal. Então, o cidadão deve ter consciência e avaliar se é realmente preciso fazer a carteira. A matrícula na rede pública de educação, por exemplo, não exige o documento de identidade e pode ser feita com a certidão de nascimento”, aconselha Cidreira, que sugere outras formas de preservar o RG. “Se for ao Carnaval, leve cópia autenticada. Muita gente dobra, coloca no tênis, molha e danifica o documento”.

Ouvidoria do SAC: 0800 071 53 53

Alana Fraga, do A TARDE

Em destaque

Nota técnica do MP e Tribunais de Contas orienta sobre contratações para festas

  Foto: Divulgação O documento foi assinado pelo procurador-geral de Justiça Pedro Maia e pelos presidentes do TCE, Marcus Presídio e TCM, F...

Mais visitadas