Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, outubro 24, 2009

CRISE E AUSTERIDADE.

CRISE ECONÔMICA.

Leio na versão on-line do Estado de São Paulo (24.10) que na pior crise financeira mundial depois da depressão dos anos trinta do século passado já são mais de 100 bancos fechados nos Estados Unidos nesse ano, o que revela a profundidade da crise mundial e especialmente norteamericana e demonstra a solidez da economia nacional e o efeito marola da crise entre nós. Na semana o Governo Federal resolveu taxar os investimentos externos com IOF de 2% para evitar a valorização do Real em relação ao dólar. No primeiro dia houve queda na bolsa de valores e já no dia seguinte as coisas voltaram à normalidade. A confiabilidade supera as restrições.

Enquanto isso a economia nacional se encontra em expansão e a inclusão social já proporciona melhoria na distribuição da riqueza e o avanço do mercado interno. A chamada classe “d” hoje é a principal cliente dos produtos da linha branca. As medidas tomadas pelo Governo Federal em plena crise evitaram a débâcle. Enquanto isso no jornal A Tarde:

“..., o número de desempregados na Região Metropolitana de Salvador recuou em setembro. A taxa de desocupação no mês passado ficou em 10,9% ante 11,4% registrado em agosto. Em relação a igual mês do ano passado, o índice diminuiu 0,4 ponto percentual, segundo pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Outra boa notícia: o rendimento médio real da população ocupada na RMS cresceu 2,8% no mês, saltando para R$ 1.130,40. Segundo a pesquisa, a Região Metropolitana de Salvador registrou aumento de 4,4% no percentual de pessoas ocupadas em setembro de 2009 em relação ao mesmo período do ano passado. São 1,6 milhão de trabalhadores. O número de pessoas desocupadas, porém, manteve-se estável. Neste contexto, o setor que mais contribuiu com este crescimento foi o funcionalismo púbico, que registrou 21,5% de aumento em relação ao mesmo período do ano passado.”


MST.


Circula a nível nacional e internacional manifesto de apoio a luta do MST no Brasil subscrito pela intelectualidade tupiniquim e nomes da intelectualidade internacional. A grande imprensa noticiou exaustivamente a derrubada de alguns pés de laranja em recente invasão em área rural reivindicada pela União por intermédio do INCRA como terras públicas. O aloprado tratorista, crê agente infiltrado, deu azo a uma ação dos latifundiários.

O manifesto critica a cobertura dada pela mídia à destruição de um laranjal da empresa Cutrale por militantes do MST, semanas atrás, no interior de São Paulo. "A mídia foi taxativa em classificar a derrubada de alguns pés de laranja como ato de vandalismo. Uma informação essencial, no entanto, foi omitida: a de que a titularidade das terras da empresa é contestada pelo Incra e pela Justiça", diz o texto. E mais adiante acrescenta: "Na ótica dos setores dominantes, pés de laranja arrancados em protesto representam uma imagem mais chocante do que as famílias que vivem em acampamentos precários, desejando produzir alimentos."


Os excessos cometimentos e o desvirtuamento de algumas ações não tiram o lado positivo do MST como ação de inclusão social.

Segundo o IBGE A área ocupada pelos estabelecimentos rurais maiores do que mil hectares concentram mais de 43% do espaço total, enquanto as propriedades com menos de 10 hectares ocupam menos de 2,7%. As pequenas propriedades estão definhando enquanto crescem as fronteiras agrícolas do agronegócio.


GRITA DOS PREFEITOS.


No dia de ontem, 23, foi dia de reunião dos Prefeitos na UPB em Salvador reivindicando mais recursos para os Municípios já que houve uma queda de 8,9% no repasse pelo Governo Federal aos Estados o que poderá importar no desemprego de 80 mil pessoas vinculadas aos Municípios. A reunião serviu apenas como palanque aos opositores do Governo Wagner. Lá estavam Gedel, candidato a Governador nas eleições futuras, ACM Neto, João Henrique, candidato a Senador pelo PMDB e outros.


A justificativa na demissão de 80 mil pessoas é risível. Se contadas às contratações irregulares pelos Municípios baianos (admissão de servidor sem concurso público) o número de demissões irá suplantar em muito o número anunciado. Somente em Paulo Afonso o Município deixou de nomear os concursados e em seu lugar contratou ao arrepio da lei mais de 1.700 servidores segundo levantamento que Dimas Roque fez no site do TCM – BA. Em Jeremoabo e em outros Municípios da região a situação foi à mesma.

Sempre afirmei que a forte concentração da arrecadação das receitas pelo Governo Federal afeta em muito as finanças públicas. Antes de aumentar repasses aos Municípios é preciso impedir a sangria da corrupção nos cofres dos Municípios. Somente em Jeremoabo foi anunciado que despesas com transporte em um mês ultrapassou a absurda quantia de 350 mil reais enquanto que na administração anterior as despesas com transportes não ultrapassava R$ 180 mil reais mês. Aliás, por falar em Prefeito, certo Prefeito totalmente quebrado (suas declaração de rendimentos e os bens declarados perante a Justiça Eleitoral dava pena) já agora em menos de um ano de desgoverno agora já adquiriu apartamento em Salvador e participa de vários investimentos sem origem de receita para tanto.

Em muitos poucos Municípios se respeita o princípio da austeridade nas finanças públicas. Eu, sempre crítico da Administração Anilton Bastos pela falta de uma projeto de administração e descaso com a área social devo reconhecer que a construção do Mercado Público (que eu condeno em razão do local escolhido) será feita com recursos próprios do Município. Pelos menos o dinheiro público tem alguma serventia.


SERVIÇOS NA ÁREA DA SAÚDE. Enquanto a Secretaria da Saúde de Paulo Afonso anuncia um mar de rosas, na última segunda-feira uma Sra. procurou o serviço médico no Jardim Bahia e não encontrou um par de pessoa para atendê-la. Parece que entre a realidade e o sonho este está muito distante. A grita contra a má qualidade dos serviços é geral. Já em Santa Brígida faleceu um Paciente no Posto do Marancó por falta de mão de obra e de medicamentos e soro adequado. O paciente era portador de diabetes. Enquanto isso Teles é um eterno ausente do Município e a Justiça local lhe concedeu um passaporte considerável, aceitação de denúncia para cassação de mandato só com 2/3 dos membros da Casa Legislativa.

FRASE DA SEMANA. "As leis são como as teias de aranha; os pequenos insetos prendem-se nelas, e os grandes rasgam-nas sem custo." Anacarsis (600 a.C).

Paulo Afonso – BA, 24 de outubro de 2009.
Fernando Montalvão.

Em destaque

Em plena crise mundial, três Poderes criam tempestade política no Brasil

Publicado em 19 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Alpino (Yahoo Notícias) José Casado Veja ...

Mais visitadas