Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, junho 24, 2009

Começa hoje o envio do aviso da aposentadoria

Juca Guimarãesdo Agora
Começa hoje, de acordo com o INSS, o envio das cartas com o aviso de aposentadoria por idade para os segurados que completarem em julho as condições para ter o benefício. A partir de agora, mensalmente, será feito o envio dos avisos de aposentadoria.
Depois de receber o aviso informando que já há direito ao benefício e o valor da aposentadoria, o segurado deverá ligar para a central 135 e agendar a data do pedido --a concessão, quando o trabalhador for à agência do INSS, deverá será automática.
As primeiras cartas devem chegar nesta semana. Como a previsão de entrega é de um a três dias úteis, e as cartas devem começar a ser enviadas hoje, os avisos do INSS chegarão a partir de amanhã.
O prazo de um dia útil para a entrega vale para as capitais. No interior, as cartas podem demorar até três dias.
Os primeiros segurados que receberão os avisos são aqueles que completam, em julho, as condições mínimas para a aposentadoria por idade. Além de ter o tempo mínimo de contribuição exigido, o homem precisa ter 65 anos e a mulher, pelo menos, 60 anos.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, a seleção dos segurados que receberão a carta levou em conta os dados registrados no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), que reúne informações sobre vínculos empregatícios, remuneração e contribuições.
Se o segurado não concordar com os dados do aviso, ele poderá agendar uma data de atendimento no INSS para pedir a correção das informações. Neste caso, será preciso apresentar provas do período de contribuição ou dos valores que não estão no CNIS.
Hoje, o ministro da Previdência Social, José Pimentel, vai anunciar as regras do aviso da aposentadoria durante a reunião do Conselho Nacional da Previdência Social.
"É muito importante que o ministro esclareça como é que vai ficar a situação dos segurados que contribuíram por outros regimes ou que têm direito à conversão do tempo especial porque trabalharam em condições insalubres", disse Josefa Britto, membro do conselho e representante das entidades de aposentados.
O total de cartas que serão enviadas aos segurados que completam as condições para se aposentar em julho não foi informado pelo INSS.
A Previdência pretende também, em breve, enviar o aviso para os segurados que completarem as exigências para a aposentadoria por tempo de contribuição.
A ideia não foi bem-aceita pela Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas). "É uma facilidade que pode virar um prejuízo. Quando o fator previdenciário cair, o segurado que seguiu a cartinha do INSS pode perder dinheiro", disse Warley Martins, presidente da Cobap.
Calcule sua aposentadoria
Simulação do Cálculo da Renda Mensal
Veja todos os serviços sobre Previdência
Fonte: Agora

Em destaque

O QUE FAZ UM VICE-PREFEITO?

. Ver essa foto no Instagram .. Nota da redação deste Blog -    Comentário sobre o Vice-Prefeito Fábio da Farmácia O co...

Mais visitadas