Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, maio 31, 2009

PI: 2 mil animais mortos ameaçam contaminar rio de barragem

Yala Sena, Portal Terra
COCAL - A contaminação do leito do Rio Pirangi, em um raio de 50 quilômetros de extensão, ameaça os povoados atingidos pelo rompimento da barragem Algodões I, em Cocal (a 268 km de Teresina), no Piauí. Aproximadamente dois mil animais, segundo cálculos dos agricultores da região, estão mortos nas margens do rio, podendo contaminar a água que a população consome, além de causar doenças aos pescadores e trabalhadores rurais.
Os povoados em que os animais são vistos na beira do rio e próximos as comunidades são Angico Branco e Franco, localidades que foram totalmente destruídas. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros definiram um plano de ação na noite deste sábado, para providenciar a cremação e o enterro dos animais, principalmente vacas, ovelhas, galinhas e porcos.
- A destruição dos animais é necessária para evitar a contaminação da água. Estamos vendo se é necessário a cremação ou o enterro, já que os animais estão em decomposição e úmidos - disse o tenente-coronel Alexandre Lucas Alves, da Defesa Civil Nacional, e que está em Cocal desde quarta-feira comandando as operações na cidade.
Nos 18 povoados que foram arrastados pela correnteza, na última quarta-feira, praticamente 100% da agricultura foi desvastada. O prejuízo na colheita é mais do milho, feijão, arroz e mandioca, que a maioria das famílias da região plantam para a sobrevivência.
Desaparecidos
De acordo com boletim divulgado na noite deste sábado pela Defesa Civil do Piauí, o número de óbitos por causa do rompimento da barragem ainda é de sete e não de oito como foi divulgado. Duas crianças, uma de seis anos e outra de um ano e três meses, continuam desaparecidas. As buscas continuam neste domingo com apenas três helicópteros, já que duas aeronaves apresentaram problemas.
Fonte: JB Online

Em destaque

Deri do Paloma: Peixe do Povo ou Propaganda Eleitoral?

Prefeito de Jeremoabo usa recursos públicos para promoção pessoal e promessas enganosas. Doação de peixes: Peixes doados pelo município, não...

Mais visitadas