Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, abril 28, 2009

Extrato do INSS nos bancos começa no dia 1º

Juca Guimarães e Luciana Lazarinido Agora

Cerca de 75,4 milhões de trabalhadores devem, a partir do dia 1º de maio, ter um acesso mais fácil ao ao extrato do tempo de contribuição para o pedido de aposentadoria em meia hora.
Segurado pode corrigir informações
Os 28,4 milhões de correntistas do Banco do Brasil e os 47 milhões de clientes da Caixa Econômica Federal poderão consultar o extrato do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) nos terminais de autoatendimento no mesmo menu de consulta do extrato de sua conta corrente.
No dia 30, o Banco do Brasil vai anunciar a novidade. A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, disse, ontem, que o novo serviço de consulta do banco estará disponível a partir de sexta-feira. "A previsão é que, a partir do dia 1º, os clientes da Caixa já possam consultar o extrato", disse Maria Fernanda.
Quem não é cliente da Caixa ou do Banco do Brasil poderá, em breve (mas a data ainda não foi definida), consultar os dados do CNIS na rede da Caixa Econômica Federal --que conta com pontos em lotéricas, por exemplo. "A ideia é que, num segundo momento, a consulta [dos dados do CNIS] também esteja disponível para quem não é cliente da Caixa", disse Maria Fernanda.
No Banco do Brasil, o extrato do tempo de contribuição para os clientes estará disponível nos terminais de autoatendimento e também no site do banco na internet.
Para acessar a consulta em um terminal de autoatendimento, o cliente do BB terá que usar o cartão da conta corrente e a sua senha. Para ver o extrato do INSS pelo site, o cliente do Banco do Brasil terá que usar a senha de internet com oito dígitos (a mesma usada para consultar os dados da conta corrente).
O CNIS é o banco de dados do INSS que armazena informações sobre vínculos trabalhistas, remunerações e contribuições previdenciárias.
Esses dados servem de prova no processo de concessão da aposentadoria.
Hoje, o CNIS tem informações sobre 1,3 bilhão de contribuições e o registro de 165 milhões de pessoas no país.
Fonte: Agora

Em destaque

"Demolição do Parque de Exposição: Um Atentado à Legalidade e ao Bem Público"

. O vídeo que estou reproduzindo aborda um assunto crucial para a comunidade de Jeremoabo: o direito municipal e a alienação de bens públi...

Mais visitadas