Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, janeiro 22, 2009

Atenção na compra dos óculos escuros

Danos causados pelo uso de óculos sem proteção adequada pode causar prejuízos irreversíveis aos olhos
22/01/2009 - 07:18

Óculos escuros devem ter 100% de proteção UVNão é só a pele que precisa de proteção e cuidado com a chegada do verão. Os olhos são alvos fáceis nessa época do ano, com o aumento dos raios ultravioleta do sol e o crescimento dos casos de doenças infecciosas oculares, como a conjuntivite.
Estudos sobre os danos dos raios UV provam que o dano causado é acumulativo, e tende a desencadear doenças como a catarata, que diminui a visão deixando o cristalino do olho opaco, o pterígio, que desenvolve carnosidades no canto do olho, e a degeneração macular senil, que altera irreversivelmente a estrutura do fundo do olho.
Segundo o oftalmologista Cristiano Mendonça, é necessário

Dr. Cristiano Mendonça pensar a longo prazo e na saúde dos olhos ao longo dos anos. “O clima local já proporciona o calor, e a radiação tende a aumentar ano a ano. Para se prevenir do sol, deve-se expor na menor quantidade possível e usar o máximo de proteção, com óculos escuros de boa qualidade”, declara o oftalmologista.
Quanto ao uso de óculos escuros sem a proteção ultravioleta necessária, o médico faz o alerta. “Óculos falsificados não têm filtro UV, o que prejudica os olhos. A lente escura relaxa o olho, mas também dilata a pupila, deixando mais raios UV entrar no olho. Às vezes, é pior usar óculos escuros do que não usar nada”, afirma Dr. Cristiano.
Simone Souza, atendente de uma ótica da capital, afirma que vários clientes buscam a loja para colocar lentes nos óculos comprados em quiosques nos shoppings ou em camelôs no centro. “Grande parte dos óculos desses lugares não têm proteção UV e não permitem colocar outras lentes, devido à sua composição”, diz a atendente.
Como escolher óculos escuros

"Lentes verdes e marrons protegem mais", afirma SimoneSimone afirma que os melhores óculos diminuem a luz e descansam o olho, bloqueando de 99% a 100% os raios. “Lentes verdes, marrons e cinza bloqueiam até 90% da luz visível, relaxando o olho”, diz a atendente.
Antes da compra, deve-se sempre perguntar a procedência das lentes e a porcentagem de filtros UV nos óculos, além da garantia de qualidade do produto. Simone destaca também a importância em escolher modelos de óculos que cubram totalmente a área dos olhos, para maior proteção.
Para saber se os óculos comprados têm filtros UV, é preciso examinar em óticas especializadas, laboratórios ou no oftalmologista, que normalmente dispõe do aparelho utilizado para a medição. “A estética dos óculos é menos importante do que a proteção, que deve ser buscada em primeiro lugar”, diz Dr. Cristiano. Por Domingos Lessa e Carla Sousa
Fonte: Infonet

Em destaque

Em plena crise mundial, três Poderes criam tempestade política no Brasil

Publicado em 19 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Alpino (Yahoo Notícias) José Casado Veja ...

Mais visitadas