Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, janeiro 22, 2009

0 44º e 1º

O título é porque o 44º Presidente dos Estados Unidos da América do Norte é o seu 1º. Presidente negro.

Em dois momentos no PAN, eu já me manifestei sobre Barak Obama, “Coisa Impensada” e “Barak Obama”, edições de 01.11.2008 e 07.11.2008, respectivamente, voltando agora ao tema depois de sua posse, ocorrida na última terça-feira, 20.01.2009.

Impressionam a candidatura, vitória e posse de Obama pela sua formação étnica multirracial, filho de negro africano e de mãe branca, um afro-americano, num país que até décadas atrás punia com prisão e até morte, em alguns Estados, o casamento entre pessoas brancas e negras.

Barak Obama é um homem fantástico pela sua condição e história. Nas primárias do Partido Democrata competiu com nada mais nada menos com Hilary Clinton, senadora por Nova Iorque e esposa do ex-Presidente Bill Clinton que governou os Estados Unidos por 08 anos e saiu com a maior média de aprovação popular. Na campanha presidencial além do seu carisma e valores pessoais, competiu com candidato identificado com Bush, o Presidente que saiu da Presidência com o menor índice da aprovação popular dentre todos. Um achado.

Barak Obama é carismático, eloqüente e tem um discurso liberal, típico do Partido Democrata.

Condenou a manutenção da prisão de Guantanamo em Cuba e já definiu o prazo de 01 ano para sua extinção, as prisões clandestinas em diversas partes do mundo e a tortura como técnica de investigação, como no Iraque. Contrariamente a Bush que tudo justificativa no interesse da América e combate ao terrorismo, repetidamente, Obama trata dos ideários republicanos e dos fundadores da República Norte-americana. Tem como carro chefe a figura de Lincoln, responsável pela integração norte-sul nos pós Guerra da Secessão.

Obama tem a enfrentar em curtíssimo prazo a grave crise econômico-americana que atingiu o mundo inteiro e já são 11 milhões de norte-americanos desempregados, o isolacionismo do Governo Bush que declinou do dialogo para o uso da força, o conflito palestino-judeu, a Guerra do Afeganistão que será mantida e atritos com vários países, como com a Rússia, pela militarização do espaço (Guerra nas Estrelas), Síria (que apóia os radicais palestinos) e o Irã. A crise do Oriente Médio é dor de cabeça permanente. Israel há poucos dias fez uso excessivo da força e cria embaraços para a criação do Estado Palestino.

O formidável na eleição de Obama é a capacidade de renovação da sociedade norte-americana e põe em prática o slogan de ser um país de oportunidade para todos, somando ao fato de ser o país da Declaração dos Direitos.

Por outro lado, Obama, pelos seus ideários e por ser um negro na Presidência não deixará de ser um Presidente da maior potência econômica e militar que o mundo já conheceu. Terá que defender os interesses norte-americanos e jamais deixará de ser um refém do establishment. Vamos torcer para que não venha sucumbir aos falcões. Como Obama detém uma popularidade que o legitima a tomada de posições, nos aspectos econômicos e sociais deverá de grande valia para a sociedade global.

O grande desafio é debelar a crise econômica. Todas as nações estão estatizando os prejuízos com a liberação de recursos de suas reservas para salvar as empresas, como acontece em relação aos bancos e montadoras. O Presidente Lula foi muito feliz quando disse que foram os americanos os responsáveis pelo “Cassino das Bolsas”. De uma hora para outra todas as empresas entraram de cabeça e pés na especulação financeira deixando os investimentos estáveis da economia real. Deu no que deu.
Não sabemos qual será a política de Obama para a América Latina, especialmente os países do Caribe, mais aproximados. Os Estados Unidos tem visto a América Latina como seu quintal, sem maiores preocupações, sob que pese o discurso Chavista e o nacionalismo de Evo Morales. Os Estados Unidos é o maior importador de produtos brasileiros e o Brasil sempre foi um forte parceiro e ninguém pode desprezar o mercado americano. Os atritos são os incentivos agrícolas aos produtores americanos.

Voltando ao tema, não podemos deixar de expressar a admiração pela vitória de Obama e ascensão social dos negros na sociedade norte-americana. Bem que Luther King no seu discurso mais famoso disse que “eu tenho um sonho”. É uma pena que não tenha sobrevivido para saborear a sua própria construção.

NOTA. No meu último artigo embora me desculpando, deixei de nomear o nome do filho do Dep. Mário Negromonte, provável candidato a Dep. Estadual. É Júnior. UPB. Na eleição da UPB – União dos Municípios da Bahia, para manipular resultados, pretende-se o voto dos ex-prefeitos. O PT ameaça desligar todos os Municípios sob sua administração da entidade. Dois equívocos.

FRASE DA COLUNA. Rousseau (1978: 107): “Quando alguém disser dos negócios do Estado: Que me importa? – pode-se estar certo de que o Estado está perdido”.

Paulo Afonso, 23 de janeiro de 2009.

Fernando Montalvão.
Advogado.

Em destaque

Em plena crise mundial, três Poderes criam tempestade política no Brasil

Publicado em 19 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Alpino (Yahoo Notícias) José Casado Veja ...

Mais visitadas