Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, dezembro 30, 2008

Primeira-dama critica e irrita procuradores

Donaldson Gomes, do A TARDE*
Fernando Vivas/Agência A TARDE
Fátima diz que PGE tem sido um “entrave” no governo Wagner
As declarações da primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, à reportagem da revista Muito do último domingo, de que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) está entre os órgãos que precisariam melhorar, na concepção dela, por ser muito burocrático – ao ponto de parecer que trabalha contra ou faz parte de um “complô” – despertaram a insatisfação dos profissionais da classe.
Na segunda-feira, 29, a Associação dos Procuradores do Estado da Bahia (Apeb) chegou a produzir uma nota em que cobrava da primeira-dama um pedido de desculpas, mas o manifesto acabou adiado para os próximos dias porque a primeira versão foi considerada mais agressiva do que o desejado.
Por outro lado, Fátima manteve as críticas que fez à atuação da PGE. Em declaração por meio de sua assessoria de imprensa, ressaltou ainda que a percepção de “morosidade” na condução de processos considerados importantes para o governo não seria apenas dela, mas de grande parte do secretariado de seu marido, o governador da Bahia, Jaques Wagner.
Na entrevista publicada no domingo, a primeira-dama destacou o trabalho da PGE como passível de melhoras, junto com a atuação da TV pública baiana, comandada pelo Instituto de Radiodifusão da Bahia (Irdeb) – com a ressalva de que não tem nada contra o atual gestor do instituto, o cineasta Pola Ribeiro, pessoa que diz adorar. Em relação à Procuradoria, a afeição demonstrada foi menor: “É muita burocracia. Eu não entendo de leis, mas falo direto com Jaques que a Procuradoria Geral do Estado poderia colaborar mais”. Ainda na entrevista à Muito, Fátima ressaltou que na realidade o que acaba acontecendo é exatamente o contrário. “Pode colocar aí na reportagem: a Procuradoria trabalha contra, parece um complô e tem sido um entrave”, fez questão de enfatizar.Sem retratação – Provocada pela informação de que os procuradores iriam se manifestar por meio da Apeb contra suas palavras e exigindo desculpas em termos contundentes, Fátima Mendonça fez saber pela assessoria de imprensa que não haveria retratação de nada do que fora dito antes. Pelo contrário, reiterou o que disse, lembrando não ter se referido a nenhum profissional em particular, mas à instituição. “Há morosidade na condução de processos, até naqueles relacionados a programas sociais”, garantiu, lembrando que acompanha de perto a situação, uma vez que a primeira-dama é responsável pelas Voluntárias Sociais. Por fim, a declaração passada pela assessoria da primeira-dama destaca que não seria Fátima Mendonça a única insatisfeita com os trâmites de atuação do órgão que representa e assessora o governo do Estado nas questões jurídicas. “A percepção de que os processos são liberados pela PGE muito lentamente é de grande parte do secretariado”, disse, ainda segundo a assessoria de imprensa, a primeira-dama.A Procuradoria enquanto instituição nada falou sobre o assunto. O órgão foi contatado na manhã de segunda pela reportagem de A TARDE, que tentou ouvir, sem sucesso, a procuradora Geral em exercício, Joselita Leão, que substitui o titular da pasta, Rui Moraes Cruz, que, segundo informação, está em férias. O único posicionamento contrário às declarações da primeira-dama partiu da entidade de classe, a Apeb. O vice-presidente da associação, Marco Valério Freire, atualmente no exercício da presidência, foi quem se manifestou. Mostrando-se contrariado, lamentou as generalizações. “Atingiu de forma injusta a todos”, reclamou. O governador disse, por meio do assessor Ernesto Marques, não comentar o assunto até ver a manifestação dos procuradores.*Colaborou Biaggio Talento
Fonte: A Tarde

Em destaque

"Demolição do Parque de Exposição: Um Atentado à Legalidade e ao Bem Público"

. O vídeo que estou reproduzindo aborda um assunto crucial para a comunidade de Jeremoabo: o direito municipal e a alienação de bens públi...

Mais visitadas