Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, novembro 25, 2008

Árvore de Natal desaba e mata três operários

Gabriel Damásio
gabrieldamasio@jornaldodiase.com.br
A estrutura da Árvore de Natal da Energisa, montada há 21 anos pela principal companhia distribuidora de eletricidade do estado, desabou por volta das 15h20 de ontem na Coroa do Meio, em uma área conhecida como Bico do Pato, no encontro dos rios Poxim e Sergipe. A torre, que media cerca de 160 metros de altura, caiu no momento em que quatro operários de duas firmas contratadas pela empresa concluíam a instalação da 12ª vela de ferro da estrutura.
Três vítimas morreram no local: Fred dos Santos, 31 anos, Anselmo de Almeida Santos, 28, e Fábio dos Santos Melo, 26 anos. Dois deles chegaram a ser socorridos pelas quatro equipes do Samu que foram mandadas ao local, mas não resistiram a uma parada cardíaca. Nós usamos todos os materiais de reanimação para tentar salvar os outros dois, mas infelizmente não conseguimos, devido ao grau de traumatismo que eles tinham. Foram politraumas muito graves e todos eles estavam com suspeita de sangramento de abdômen, declarou o coordenador médico do Samu Aracaju, Carlos Eduardo de Oliveira.
O quarto funcionário, Cleidivan Alves de Andrade, 23 anos, foi internado em estado grave no Hospital de Urgência João Alves Filho (Huse) e, segundo os médicos, sofreu traumatismo abdominal e estava com suspeitas de fratura na coluna vertebral. A porta-voz do hospital, Katiane Menezes, informou no início da noite que o paciente estava sendo submetido a um exame de laparotomia exploradora, uma cirurgia abdominal que visa detectar que órgãos internos do corpo sofreram danos ou ferimentos.
No momento do acidente, cerca de 50 operários trabalhavam nas obras de montagem da árvore de natal, que já estava recebendo as mais de 40 mil lâmpadas que fariam sua iluminação. Segundo testemunhas, três operários estavam no topo da torre, colocando a última vela estrutural, enquanto o quarto estava no solo, monitorando a operação. Os cabos de arame estavam sendo colocados quando a torre começou a ceder. Ela ainda partiu-se em três pedaços e foi ao chão. Houve muita correria no canteiro de obras, mas os quatro homens não conseguiram escapar e um deles ficou preso sob os escombros.
Explicações? - A morte dos operários gerou demonstrações de choque e tristeza, principalmente entre os colegas que trabalhavam no Bico do Pato. Muitos choravam e um deles passou mal, sendo também socorrido pelo Samu e levado a outro hospital da cidade. Eles informaram que a torre de ferro começou a pender para baixo durante a manhã e que tentaram avisar aos chefes. Um dos engenheiros responsáveis pela obra tentou se esquivar das perguntas dos jornalistas, mas deixou escapar que a realização de serviços de manutenção mesmo com a torre pendente seria considerada de rotina.
Oficialmente, a Energisa não fala sobre o que pode ter causado o desabamento da árvore e a conseqüente morte dos operários terceirizados. Qualquer informação sobre o assunto neste momento é prematura e não é verdadeira. Nós vamos realizar uma perícia técnica sobre o acidente e assim que a empresa emitir o laudo, nós vamos comunicar toda a imprensa e explicar as causas do acidente, disse o porta-voz da companhia, Augusto Aranha. Ele prometeu dar tais esclarecimentos daqui a 30 dias, tempo previsto para a conclusão do laudo de acidente e dos exames periciais do Instituto Médico-Legal.
Aranha disse que todos os operários que trabalhavam na montagem da árvore tinham experiência nos serviços, bem como as firmas terceirizadas Engetel e A Eletricidade - às quais pertenciam os quatro funcionários mortos. Disse ainda que toda a rotina de trabalho era fiscalizada, mas não deixou claro se a Defesa Civil, o Conselho Regional de Engenharia (Crea) ou o Corpo de Bombeiros participavam dessas fiscalizações. Há 21 anos nós montamos essa árvore e nunca aconteceu um acidente como esse. A rotina de montagem dela é a mesma, repetia o porta-voz.
Fonte: Jornal do Dia

Em destaque

Vereadora é acusada de usar verba pública para dar festa com nudez

  Paolla Miguel teria utilizado a emenda parlamentar para realizar um evento que continha "simulação de sexo" Home     Último Segu...

Mais visitadas