Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, novembro 23, 2008

Cassado por abandonar município

Luiz Ribeiro
O prefeito de Jequitaí, no Norte de Minas, o médico José Humberto Ribeiro da Cruz (PP), teve o mandato cassado pela Justiça, acusado de improbidade administrativa, pelo fato de ter abandonado a cidade após a eleição de outubro, na qual foi candidato e não conseguiu se reeleger. O mandato será completado pelo vice-prefeito, João Carlos Argolo Santos (PTB), o João Baiano, empossado como prefeito ontem.
João Baiano vai permanecer no cargo por 40 dias. Em 1º de janeiro, viverá uma situação inusitada: vai trocar a chefia do Executivo pelo Legislativo. Isso porque ele foi eleito vereador em outubro, com 282 votos.
O prefeito José Humberto Ribeiro da Cruz disputou a reeleição e foi derrotado pelo candidato Juvelcides dos Santos Meneses (PMN). Logo após a derrota nas urnas, o chefe do Executivo desapareceu de Jequitaí e a cidade virou o caos. A limpeza pública e os serviços de saúde foram interrompidos. Alunos de escolas públicas pararam de frequentar as aulas devido à falta de transporte. Os servidores públicos municipais ficaram sem receber seus salários.
José Humberto somente reapareceu na cidade na semana passada, depois da divulgação de notícia na imprensa sobre o "abandono" do município. Ele foi localizado em Coração de Jesus, distante 60 quilômetros de Jequitaí, onde também tem uma casa e trabalha como médico. O prefeito alegou que havia desaparecido de Jequitaí alguns dias por ter recebido ameaças de integrantes da oposição.
Foi o promotor Carlos Eduardo Avanze, da Comarca de Pirapora, quem entrou com uma representação contra José Humberto, pedindo a cassação do seu mandato por crime de improbidade administrativa. O representante do MP considerou que o chefe do Executivo abandonou o município, acarretando um série de problemas para a população. A representação foi acolhida pelo juiz Fausto Geraldo Ferreira, da 1ª Vara Cível de Pirapora, que decidiu pela cassação do mandato do prefeito. Ontem, a reportagem tentou, mas não conseguiu localizá-lo.
Ao tomar posse na chefia do Executivo, o vice-prefeito João Baiano disse que vai priorizar o transporte escolar para que as crianças matriculadas em estabelecimento de ensino das comunidades rurais possam cumprir o ano letivo, além de retomar a limpeza pública imediatamente. Nos últimos dias, o lixo ficou espalhado pelas ruas da cidade. O novo prefeito disse que vai tentar regularizar o pagamento dos funcionários da prefeitura.
Fonte: Estado de Minas (MG)

Em destaque

Em plena crise mundial, três Poderes criam tempestade política no Brasil

Publicado em 19 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Alpino (Yahoo Notícias) José Casado Veja ...

Mais visitadas