Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, outubro 28, 2008

Novos líderes surgem na cena política

Para pesquisador, vitória de Kassab foi decisiva para manter o DEM no time dos grandes partidos
SÃO PAULO - As eleições municipais fizeram surgir novos nomes no cenário regional em condições de sonhar com o papel de protagonistas na política nacional. Além de Gilberto Kassab, alçado à condição de principal estrela do DEM com a vitória consagradora em São Paulo, Eduardo Paes (PMDB), eleito no Rio, Beto Richa (PSDB), em Curitiba, e Márcio Lacerda (PSB), em Belo Horizonte, são citados como emergentes no tabuleiro político. Entre os caciques, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e o do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), estão entre os que saíram mais fortes.
Para o cientista político Amaury de Souza, Kassab é o destaque na nova geração que se consolidou com o resultado das urnas. "A vitória dele em São Paulo foi decisiva para manter o DEM no time dos grandes partidos, mas ele também se credencia para, em seis anos, tentar vôo mais alto."
Souza acredita que uma gestão bem sucedida em cidades com mais de 200 mil eleitores dê visibilidade. "Abre o caminho para novas disputas, até mais amplas." Para ele, Beto Richa já pode ter essa pretensão, "mas é preciso que o PSDB se fortaleça fora do eixo São Paulo-Minas para que essa liderança tenha destaque".
Reeleito no primeiro turno com a votação mais expressiva entre as capitais, Richa é considerado nome de renovação no PSDB, candidato a suceder Roberto Requião (PMDB) no governo do Paraná. Já no caso de Márcio Lacerda, a consolidação depende de um novo padrão geográfico do partido, hoje concentrado no Nordeste. "É uma prefeitura de primeira linha e ele tem a oportunidade de se destacar."
Souza chama atenção para o nome de Luiz Marinho, eleito prefeito de São Bernardo do Campo. Com a derrota de Marta em São Paulo, a gestão do ex-ministro passa a ser uma vitrine importante para o PT no estado. No Nordeste, a eleição de João Henrique Carneiro (PMDB) para a Prefeitura de Salvador fortaleceu a liderança do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), no partido.
"É algo interessante, pois o PMDB se fortalece a cada eleição." Souza lembra que, em Mato Grosso do Sul, o PMDB tem o governo do estado e a Prefeitura de Campo Grande - André Pucinelli é governador e Nelson Trad foi reeleito na capital. "O partido ganhou também muitas prefeituras no interior."
O cientista político Jairo Nicolau vê o PMDB mais unido e com lideranças importantes, como José Fogaça (PMDB), que venceu o PT pela segunda vez em Porto Alegre. Ele destaca ainda a trajetória de Paes no Rio, ancorada no apoio do governador. "É jovem, disputou com Sérgio Cabral, foi derrotado, virou secretário, foi para o PMDB e vai governar uma capital importantíssima."
Como considera a política "imprevisível", não se espantará se Paes e Kassab decidirem tentar a sorte em vôo solo. Para ele, o governador do Rio também se credenciou para um projeto maior, "quem sabe em 2010".
Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

Está na hora de superar a intolerância e praticar uma política mais fraternal

Publicado em 18 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Genildo (Arquivo Google) Pablo Ortellado ...

Mais visitadas