Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, setembro 27, 2008

Prefeitura de Guaratuba acusada de dar cheque sem fundos

Joyce Carvalho
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) está averiguando denúncias de pagamentos feitos com cheques sem fundos da prefeitura de Guaratuba, no litoral do Estado. Na semana passada, o tribunal enviou dois técnicos para o município com o objetivo de levantar a situação. Eles retornam para Curitiba hoje e vão produzir um relatório sobre o que viram em Guaratuba. O documento será encaminhado para a Diretoria de Contas Municipais do TCE-PR. Por sua vez, a prefeitura de Guaratuba credita o fato a um jogo político para as eleições deste ano.
Obras e serviços prestados para a administração municipal estariam sendo pagos com cheques, alguns deles pré-datados, da própria prefeitura de Guaratuba. Existiriam cheques que foram apresentados e posteriormente devolvidos, sob a alegação de falta de fundos.
Um prejudicado pela devolução de cheques é Cleverson Coradin, que fornece materiais elétricos para a empresa Marco Antonio Ferreira & Cia. Ltda e que fez obras elétricas nos postes de iluminação da cidade. A empresa recebeu da prefeitura um cheque no valor de R$ 7,2 mil, assinado pelo prefeito Miguel Jamur - candidato a reeleição - e pelo secretário municipal de Finanças e Planejamento, Paulo Roberto de Souza Jamur, com a data de 23 de julho deste ano.
Alessandro Ravazzani, advogado de Cleverson Coradin, conta que o serviço foi realizado e o cheque descontado na data prevista. De acordo com ele, o cheque voltou duas vezes por falta de fundos. Depois, o mesmo documento apareceu com o carimbo do banco da conta da prefeitura com o número 21, que significa cheque sustado. "Temos outros cheques, mas estamos segurando em virtude disso. O serviço foi feito, mas não houve contra prestação", afirma. Diante da situação, o advogado registrou um protesto em um cartório de Guaratuba, no dia 18 de setembro, cobrando a dívida. De acordo com Ravazzani, existem suspeitas de outras situações semelhantes à do cliente dele.
Notícias Relacionadas
* 24/09/2008
Travessia da baía de Guaratuba em debate
* 10/09/2008
PDT e PSDB lideram em Matinhos e Guaratuba
A assessoria de imprensa do Tribunal de Contas informou que a averiguação começou na semana passada, a partir da publicação de uma matéria em um jornal de Guaratuba sobre o assunto. O relatório dos técnicos do TCE-PR será anexado ao processo de prestação de contas deste ano do município. O levantamento também passará por análise da Diretoria de Contas Municipais do tribunal. Dependendo das constatações, pode ser determinada uma auditoria mais ampla em Guaratuba.
O tesoureiro da prefeitura de Guaratuba, José Luiz Sari, argumenta que a história dos cheques foi armada para denegrir a imagem do atual prefeito e candidato à reeleição, Miguel Jamur. Sari explica que o cheque em questão foi extraviado e, por isso, sustado. "A prefeitura está tranqüila. Forneceu todos os documentos para o Tribunal de Contas, com transparência total. Mas é bom ressaltar que ainda não há qualquer conclusão", declara.
Fonte: O Estado do Paraná (PR)

Em destaque

Confronto entre o Congresso e o Supremo provoca reflexos no governo Lula

Publicado em 19 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do J. Bosco (oliberal.com) Pedro do Coutto O...

Mais visitadas