Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, setembro 27, 2008

Irmão de Requião vence no STF

Caio Castro Lima
Eduardo Requião, irmão do governador Roberto Requião (PMDB), pode continuar como secretário estadual dos Transportes. Essa foi a decisão tomada ontem pelo ministro Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, o decreto que nomeou Eduardo para a função pública é válido pelo fato de haver diferença entre cargo administrativo e político.
Desde a aprovação da Súmula Vinculante 13, que proibiu o nepotismo nos três poderes, em 21 de agosto último, essa é a primeira decisão de um ministro do Supremo envolvendo a nomeação de parentes por um governador.
A manifestação do STF foi muito comemorada, tanto por Eduardo quanto que pelo governador. "A decisão é muito boa para todo o Paraná, porque garante à frente dos portos a administração eficiente que recuperou um porto falido, entregue à privatização", afirmou Requião. Já o irmão do governador disse que reencontrou a cidadania. "Fui ao STF porque me vi ofendido como cidadão, tendo meus direitos arbitrariamente negados. Com a decisão, fui reconduzido à minha cidadania."
A nomeação de Eduardo para o cargo foi uma solução encontrada pelo governador para fugir da Súmula Vinculante 13. O advogado José Cid Campêlo Filho, ex-secretário estadual de Governo na gestão Jaime Lerner, porém, havia entrado com uma ação contra a medida de Requião na 1ª Vara da Fazenda Pública, que concedeu liminar tirando o irmão do governador da função pública.
Cargo político
O advogado de Eduardo Requião, o ex-procurador-geral do Estado Sérgio Botto de Lacerda, alegou ao STF que a decisão que havia suspendido a nomeação do irmão do governador foi indevida porque o cargo de secretário dos Transportes é político e que a súmula não veda indicações para funções políticas.
"Secretário de estado é agente político. O governador pode exercer, com o auxílio dos secretários de estado, a direção superior da administração estadual", afirmou Botto, destacando que a um secretário cabe promover a administração geral da Secretaria, exercer a liderança política e institucional da pasta, assessorar o governador e editar atos normativos. Por isso é um cargo político, diferentemente das funções dos agentes administrativos.
Botto defendeu ainda que Eduardo não foi nomeado para o cargo de secretário dos transportes apenas por ser irmão do governador. "Desde janeiro de 2003, antes de a súmula ser publicada, ele já estava na pasta dos transportes. A nomeação dele não pode ser considerada fraude ao princípio da moralidade."
Cid Campêlo, no entanto, vai recorrer. "O STF não esclareceu se a decisão ratifica todo o decreto, pois há uma parte a qual diz que o Eduardo pode acumular, sem remuneração, a administração dos portos."
Disputa judicial
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) proibindo o nepotismo nos três poderes levou o governador Roberto Requião a buscar um meio legal para manter o irmão Eduardo no governo.
20 de agosto - O STF aprova a Súmula Vinculante 13, que veta o nepotismo nos três poderes. Fica um suposto entendimento de que para os cargos de ministro e secretário estaduais e municipais pode haver a nomeação de parentes.
26 de agosto - O governo do estado anuncia que o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá (APPA), Eduardo Requião, irmão do governador Roberto Requião, foi nomeado secretário especial para assuntos portuários.
29 de agosto - O STF publica a súmula e o nepotismo fica proibido em todo o país.
4 de setembro - Requião volta atrás e nomeia Eduardo como secretário dos Transportes. Rogério Tizzot, que era o secretário, é rebaixado para a direção do Departamento de Estradas e Rodagem (DER).
9 de setembro - O advogado José Cid Campêlo Filho, ex-secretário do governo Jaime Lerner, entra com uma ação judicial contra as nomeações.
11 de setembro - O juiz Jederson Suzin, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, concede liminar suspendendo o decreto de nomeação de Eduardo como secretário dos Transportes.
22 de setembro - Eduardo Requião recorre ao STF contra a decisão.
25 de setembro - O STF decide pela manutenção de Eduardo no governo. Cid Campêlo promete recorrer para ver se o irmão do governador pode acumular a administração dos portos.
Fonte: Gazeta do Povo (PR)

Em destaque

Interpretação correta dos números das pesquisas requer mais do que palpites

Publicado em 28 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do JCaesar (Veja) Maria Hermínia Tavares Fol...

Mais visitadas