Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, setembro 29, 2008

Gabeira contesta pesquisa do Ibope

Fernando Gabeira assumiu o terceiro lugar nas pesquisas divulgadas no fim de semana
Apontado nas pesquisas como o candidato à prefeitura do Rio que mais tem crescido - uma alta de quatro pontos percentuais nas duas pesquisas mais recentes -, o deputado federal Fernando Gabeira (PV) contestou ontem os resultados apresentados pelo Ibope, pelos quais, embora em terceiro lugar com 10% das intenções de votos, mantém uma distância de 14 pontos do segundo colocado, o senador Marcelo Crivella (PRB). Pelo Datafolha, o candidato verde tem 15% e o bispo licenciado da Igreja Universal aparece com 18%.
"Eu sempre disse que o Ibope estava a serviço do PMDB. Tenho condições de demonstrar que eles têm contrato com o PMDB no estado inteiro. As pesquisas deles, no meu entender, não têm credibilidade. As pesquisas a que eu dou mais credibilidade são a do Datafolha e a do GPP, onde a situação é muito parecida", explicou, durante uma caminhada que fez pela manhã na orla marítima da Zona Sul do Rio.
Pelas pesquisas, o peemedebista Eduardo Paes (29% tanto no Ibope quanto no Datafolha) já estaria praticamente garantido no segundo turno. A segunda vaga é que está indefinida. Mas, pelo Ibope, Crivella, com 24%, seria o mais provável concorrente. Já pelo Datafolha, três candidatos estariam em empate técnico: Crivella com 18%, Gabeira com 15% e Jandira Feghali, do PCdoB, com 13% (pelo Ibope ela tem apenas 9%).
Embora desponte com possibilidades de alcançar o segundo turno como o segundo mais votado, Gabeira recusa-se a fazer a campanha do voto útil entre os chamados eleitores de esquerda. Ele, porém, garante que chegará ao segundo turno com o voto progressista. "Respeito todas as candidaturas, acho que todos, trabalhando, podem ter chance. Afirmo apenas que com os votos de consciência eu vou chegar lá", disse.
Para ele, nesta última semana, o importante serão os eleitores conscientes. "Esta semana é decisiva, onde o principal protagonista não é o candidato, é o eleitor. Quem tiver os eleitores mais decididos, mais empolgados e com mais argumentos, vai conseguir levar. Estou certo que tenho os eleitores mais confiantes, mais empolgados, mais decididos".
Em campanha na Zona Oeste da cidade, o senador Marcelo Crivella preferiu não polemizar com os institutos de pesquisa. "A melhor pesquisa, para mim, é o carinho que tenho recebido do povo nas ruas", comentou, segundo seus assessores. Ele destacou ainda que tem chances de ir ao segundo turno e está trabalhando para isto - "todos os dias, acordando cedo e dormindo tarde, indo à rua para cumprimentar os eleitores e mostrar as nossas propostas".
Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

Interpretação correta dos números das pesquisas requer mais do que palpites

Publicado em 28 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do JCaesar (Veja) Maria Hermínia Tavares Fol...

Mais visitadas