Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, agosto 25, 2008

Veteranos abrem guerra contra mudanças na PF

Delegados da velha guarda se mobilizam para entrar na Justiça
SÃO PAULO - Habituados a postos de comando, os quais exerceram por anos a fio, delegados federais da antiga geração andam descontentes com a política de renovação promovida pela cúpula da Polícia Federal que os exclui do topo do organograma da corporação. O novo modelo de gestão que Brasília quer para a PF abre oportunidade para os profissionais mais jovens e isso, para os veteranos, é heresia.
Em São Paulo, maior foco de insatisfação, pelo menos 12 delegados da velha guarda se mobilizam para recorrer à Justiça, em busca da recuperação dos melhores e mais importantes cargos. Quebra de hierarquia é o argumento central do grupo. A demanda é nessa linha, tem caráter declaratório. Querem que a Justiça reconheça que antiguidade é hierarquia.
São delegados que exibem currículos enriquecidos com cerca de 30 anos de carreira e passagens por quase todas as áreas sensíveis da PF. Eles têm se reunido para discutir o futuro - ainda que parte dos inconformados admita que é remota a possibilidade de recuo da administração, dado que os postos diretivos são de confiança. Consideram-se injuriados.
Dizem que a súbita remoção de que foram alvos é uma agressão e que, pelos serviços que prestaram, não poderiam ser tratados com desprezo pela reforma mais ampla e ousada que a direção-geral da PF já executou. O que pesa em favor de seus sucessores é o fato de que quase todos ostentam elevado grau de qualificação, com especialização em outras áreas, inclusive economia - e nunca a PF combateu tanto os crimes financeiros e contra a ordem tributária.
São três os degraus que um delegado tem de subir até chegar à classe especial, a mais alta, que lhe confere prerrogativas para aspirar o comando de unidades da PF. O início da jornada é a terceira classe. Decorridos cinco anos o policial passa para a segunda classe. Mais cinco anos, salta para a primeira. Para chegar à especial, tem que cumprir outros cinco e o Curso Superior de Polícia. O que enfraquece a tese dos inconformados é que, para seus lugares, estão sendo escalados e nomeados delegados do mesmo nível funcional, ou seja, classe especial.
A diferença está na idade e no tempo de serviço. Os traquejados até já contam tempo para a inatividade, mas não querem renunciar ao prestígio e à força da autoridade federal. Acreditam que ainda não chegou a hora da despedida e que sua experiência pode ser vantajosa para os projetos da instituição. Alguns suspeitam que a meta dos superiores é alijar o núcleo que preserva relações muito próximas com velhos chefes da PF.
Estratégia
"Historicamente a polícia nunca teve uma política de pessoal, ela dependia da boa vontade de governos para abrir uma janela e permitir o ingresso pelo concurso", pondera o delegado Luiz Fernando Corrêa, diretor-geral da PF. "O problema é que tinha um concurso e aí transcorria longo período até a realização de outro. O efetivo envelhece conjuntamente, cria um vácuo. Estamos recolocando na normalidade a sucessão de gerações, o que provoca acúmulo de especiais com ambições naturais de evoluir. Fora disso aí é ilação, aproveitamento político do processo de renovação."
De olho no futuro da PF, Corrêa avalia que os veteranos integram um grupo que extrapolou o seu tempo na chefia. Na profissão desde 1980, o diretor é avesso a polêmicas, mas está determinado. "Não vou responder a questões pontuais e de vaidades. Nossa gestão é de arrumação de muitos anos. Não é uma crítica (a antecessores). Temos planejamento estratégico até 2022 e estamos fazendo gestões para garantir reposição anual de pessoal. Não há perseguições, nem motivação política."
Corrêa vê anomalias no sistema que vinha predominando. "Antigões não querem sair da chefia e delegados em estágio probatório chefiam fronteira. Os antigões se acham importantes demais para serem deslocados para Manaus ou Ji-Paraná. Não é uma questão pessoal. Estou no fim da carreira. Corria o risco de passar e não ser diretor. Se eu não assumo (o comando) minha geração iria se aposentar sem chegar aqui."
O número 1 da PF aponta vantagens na troca de peças. "É uma política salutar caso contrário a geração intermediária com escolaridade elevada não vê perspectiva. Então vou condenar essa massa crítica com alta qualificação a ficar no corredor tocando inquérito? Não é justo isso."
Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

Jeremoabo foi agraciado com um bloqueio de R$ 1,3 milhão

Essa situação é um exemplo clássico da má gestão de recursos públicos em detrimento das necessidades básicas da população. É lamentável ver ...

Mais visitadas