Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, agosto 29, 2008

Lula é o preferido da maioria dos argentinos

BUENOS AIRES - Entre todos os chefes de Estado da América do Sul, os argentinos possuem especial predileção pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É o que indica uma pesquisa realizada pela consultoria Ibarómetro, que sustenta que Lula conta com a simpatia de 29,9% dos argentinos. Essa proporção indica uma melhora na boa imagem do presidente brasileiro entre os vizinhos, já que em fevereiro, na anterior medição, Lula contava com a admiração de 18,2% dos argentinos. Segundo a pesquisa, a proporção de argentinos que não simpatizam com Lula é de apenas 5,7%.
Na opinião de analistas, ao longo dos últimos meses, Lula - e o Brasil - tiveram "sucesso" em diversas áreas, fato que provocou a admiração dos argentinos. Uma das notícias provenientes do Brasil que mais causou impacto no país foram a série de anúncios sobre a descoberta de novas jazidas de petróleo.
Além disso, os argentinos, durante a intensa crise do governo da presidente Cristina Kirchner com os ruralistas, ouviram constantes comentários sobre os estímulos que a administração Lula concedia aos agricultores no Brasil.
Há poucas semanas, o desembarque em Buenos Aires do presidente brasileiro acompanhado por uma comitiva de 300 empresários provocou expressões de inveja "saudável" por parte do empresariado local, que vem tendo um tratamento ríspido por parte da presidente. Em diversos casos, Lula é mostrado como a antítese de Cristina Kirchner, cuja popularidade vem despencando desde o início do ano.
O presidente venezuelano Hugo Chávez, por outro lado, gera opiniões visceralmente antagônicas entre os argentinos. Enquanto um setor da sociedade, pró-América Latina, o encara como um herói "anti-EUA", outros o encaram como um caudilho populista. Segundo a pesquisa, Chávez conta com a simpatia de 19,1% dos argentinos. Em fevereiro, na medição anterior, a posição de Chávez estava levemente melhor, com 19,3%.
A pesquisa sustenta que o líder bolivariano é o que mais rechaço gera entre os argentinos. Segundo a Ibarómetro, 37,1% dos pesquisados indicam Chávez como o líder com o qual menos simpatizam. Já a chilena Michelle Bachelet ocupa o terceiro lugar no ranking de simpatia entre os argentinos, com 10,1% de aprovação.
Eleição americana
A pesquisa do Ibarómetro também indicou que se os argentinos pudessem eleger o novo presidente dos Estados Unidos, o candidato democrata Barack Obama seria eleito. No total, 53,2% dos entrevistados preferem que o próximo ocupante da Casa Branca seja Obama. Somente 8,8% dos entrevistados optam pelo candidato republicano John McCain. Outros 38% não souberam opinar.
Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

Em plena crise mundial, três Poderes criam tempestade política no Brasil

Publicado em 19 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Alpino (Yahoo Notícias) José Casado Veja ...

Mais visitadas