Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, julho 25, 2008

A inflação, o cavalo e a bola

Por: Carlos Chagas
BRASÍLIA - Tem coisas impossíveis de entender pelo leigo que não é banqueiro ou especulador. Nem presidente do Banco Central. Porque aumentar os juros para impedir a inflação parece algo parecido com a história do cidadão que estava ensinando seu cavalo a não comer, por economia. Quando estava quase conseguindo, o cavalo morreu. De fome.
O aumento desta semana para 13% nos juros destina-se a restringir o crédito, ou seja, reduzir o volume de negócios e limitar o consumo. Ora, consumindo menos, o trabalhador produzirá mais? Negociando menos, o empresário criará novos empregos? A iniciativa do dr. Meirelles provocará demissões, de um lado, e recessão, de outro.
Seria cômico se não fosse trágico verificar o que disse o presidente Lula, na mesma hora em que o Copom aumentava os juros: "Tomarei todas as medidas necessárias para a inflação não voltar. Podem tirar o cavalo da chuva. Não vou diminuir o consumo neste País!"
O presidente dá a impressão de comandar um time que entra em campo com chuteiras e camisas novas, cumprimenta a torcida e lança-se em dribles e passes monumentais, cabeçadas fulminantes, chutes precisos e defesas maravilhosas, mas, de repente, assiste as arquibancadas esvaziarem. Só então percebe que faltava a bola...
Os preços vinham subindo por conta do aumento dos combustíveis, dos remédios, dos aluguéis, dos alimentos e tudo o mais, menos dos salários, sem que o governo reagisse. Agora subirão pela elevação dos juros. Como no caso do cavalo, o da chuva ou o outro, a inflação encontra-se a um passo de ser contida...
Curiosa promoção
Publicou o Diário Oficial decreto do presidente da República transformando o ministro-chefe da Secretaria Especial de Ações de Longo Prazo em ministro de Estado de Assuntos Estratégicos, por conta de lei aprovada no Congresso.
O inefável Mangabeira Unger poderá apresentar-se com mais importância e galhardia em seu país de origem, os Estados Unidos, onde a mudança certamente eletrizou a população e paralisou as especulações sobre a próxima sucessão.
Procurador do grupo Opportunity, de Daniel Dantas, até sua designação para o ministério, tendo recebido dois milhões de dólares de proventos, conforme relatório do delegado Protógenes Queiroz, Mangabeira atropela as funções do general Jorge Félix sem ter demonstrado até agora que ações de longo prazo propôs ao Palácio do Planalto. Só se foi o projeto do terceiro mandato.
A gente fica pensando se vivemos, governo e sociedade, em dois mundos diferentes. Em dimensões que não se toca, a não ser quando algum ET consegue transpô-las. Aliás, corre em Brasília a história de que quando um deles apareceu em recente reunião do ministério, ao deparar-se com Mangabeira, teria exclamado: "Papai!..."
Pensão à italiana
Publicam os jornais haver o Senado, na Itália, aprovado projeto de lei que inferniza a vida dos imigrantes, estabelecendo até quatro anos de prisão para os que forem flagrados sem visto de permanência.
Com todo respeito ao dr. Berlusconi, trata-se de uma burrice. Porque o africano, asiático ou sul-americano preso em Roma varrendo a rua, ou em Milão lavando pratos, agradecerá penhorado à Justiça italiana. Terá garantidas por quatro anos casa, comida e roupa lavada, sem precisar trabalhar, situação certamente muito melhor do que em sua aldeia de origem, favela ou similar.
Foram recebidos de braços abertos, no começo do século passado, montes de famílias de camponeses italianos, para trabalhar no que se chamava lavoura, naquela época. Mais tarde, quando tomaram conta das bancas e da distribuição de jornais no Rio, São Paulo e outras capitais, eram saudados até como incentivadores de nossa cultura. Para não falar nos condes e altos industriais que lideravam o society. O mundo mudou, o Palestra Itália virou Palmeiras e os brasileiros que buscarem sobreviver na antiga Roma poderão escolher a pensão onde ficarão abrigados por quatro anos...
Cautela necessária
A poucos dias do início das Olimpíadas, a China é toda uma festa, mas, também, muita cautela. Porque a competição parece ser a que mais sucesso fará no planeta, desde a Grécia Antiga. O governo chinês não poupa recursos nem esforços para o país brilhar em todos os aspectos, até na conquista de medalhas. Nenhuma oportunidade parece melhor para divulgar as excelências do regime vigente por lá, que apesar das profundas transformações continua sendo comunista.
A experiência recente demonstra que o sucesso da China incomoda meio mundo. Não faz muito uma crise artificial no Tibete ofuscou os preparativos olímpicos, sem esquecer ácidas críticas ao imperialismo de Pequim diante daquela nação. Mas não foi coincidência, senão bem engendrada operação neoliberal desenvolvida para baixar a bola chinesa.
Outras tentativas poderão acontecer para contrabalançar a admiração de bilhões de telespectadores em todos os continentes. Admiração que não deixará de se estender, também, ao regime, apesar das merecidas restrições óbvias. Estão de cabelos eriçados os chefões do capitalismo selvagem, mesmo sabendo-se que lucram horrores com o desenvolvimento chinês impulsionado pelos baixíssimos salários pagos à sua população. Não vão entregar com facilidade essa presumível vitória ideológica de seus adversários. A moda pode pegar.
Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

Prefeito de Jeremoabo usa recursos públicos para promoção pessoal e promessas enganosas.

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Deri do Paloma (@deri.oficial) A situação em Jeremoabo ...

Mais visitadas