Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, junho 29, 2008

Tudo pronto para a batalha eleitoral

PT e PSDB referendaram ontem coligações e nomes de seus candidatos à prefeitura de Salvador


Convenções realizadas ontem oficializaram as chapas lideradas pelo deputado Walter Pinheiro (PT) e pelo ex-prefeito Antonio Imbassahy (PSDB) para a disputa pela prefeitura de Salvador. Pinheiro tem a ex-prefeita e deputada Lídice da Mata (PSB) como vice e o apoio do PV e do PCdoB, também definidos em convenções. Imbassahy consolidou a chapa tucana com a participação do PPS, representado pelo ex-vereador Miguel Kertzman como candidato a vice-prefeito.
No último dia 19, o Democratas também tornou oficial a candidatura do deputado Antonio Carlos Magalhães Neto ao Palácio Thomé de Souza, em chapa que tem o bispo Márcio Marinho (PR). Integram essa coligação o PRB, PTC, PTN, PRP, PTdoB e PSDC. ACM Neto obteve, ainda, o apoio do radialista Raimundo Varela (PRB), que retirou a candidatura para apoiá-lo.
O PMDB realizou, no dia 15 de junho, a sua convenção e confirmou a candidatura à reeleição do prefeito João Henrique Carneiro (PMDB). O vice na chapa é o tributarista e ex-prefeito Edvaldo Brito (PTB). Com isso, os grandes partidos estão com tudo pronto para a batalha eleitoral, que começa no dia 6 de julho.
***
Chapa liderada pelo PT reúne Pinheiro e Lídice
Flávio Novaes
A tentativa de vincular o nome do candidato a prefeito Walter Pinheiro (PT), de forma exclusiva e legítima, às imagens do presidente Lula e do governador Jaques Wagner marcou os discursos na convenção que homologou a chapa da coligação Salvador, Bahia, Brasil, ontem, no Centro de Convenções. PT, PSB, PCdoB e PV formalizaram os nomes do deputado federal e da ex-prefeita e deputada federal Lídice da Mata para concorrer às cadeiras de prefeito e vice. Na coligação proporcional, foram lançados 164 candidatos a vereador.
O atraso de quase três horas para o início do evento sinalizou o tom da campanha que será iniciada oficialmente na próxima semana. O diretório do Partido dos Trabalhadores aguardava a estrela da legenda na Bahia, o governador Jaques Wagner, que estava no hotel Fiesta. Lá, o PSDB realizou sua convenção para homologar o nome do ex-prefeito Antonio Imbassahy para o pleito de outubro. Wagner também compareceu à convenção do PMDB, no último dia 15, quando também declarou apoio ao prefeito João Henrique, candidato à reeleição. “Sou do PT, mas apoio aos partidos da base aliada”, reafirmou Wagner ao responder aos repórteres sobre qual é o seu candidato.
Já Pinheiro afirmou que “Wagner é do PT e apóia o nome do partido”. O candidato disse também que “apenas o PT pode usar a imagem do presidente Lula”. Antes de seguir para o palanque, respondeu sobre a demora nas definições internas do partido e na escolha do nome para o cargo de vice-prefeito. “Não há atraso, estamos no tempo certo, na próxima semana é que tudo vai começar oficialmente”, afirmou.
Aproximadamente três mil pessoas participaram da convenção com bandeiras, faixas e cantando palavras de ordem, característica da militância petista. Nomes importantes da legenda, como o ex-ministro e ex-governador Waldir Pires, deputados federais e estaduais, além de secretários de estado e vereadores, também marcaram presença.
***
PSDB e PPS confirmam Imbassahy e Kertzman
Osvaldo Lyra
O governador Jaques Wagner (PT) fez ontem o dever (republicano) de casa e marcou presença na convenção municipal do PSDB, que homologou a candidatura de Antonio Imbassahy e Miguel Kertzman (PPS) à prefeitura de Salvador. Apesar do suspense, se iria ou não aparecer na festa da sigla, o governador chegou ao Fiesta Bahia Hotel para a alegria dos tucanos.
Ao discursar ao lado do presidente da Assembléia, deputado Marcelo Nilo, Wagner confirmou apoio irrestrito à campanha de Imbassahy e disse que a presença dele era uma forma de “reciprocidade” e “honradez”, já que o PT e o PSDB estiveram juntos em 1994 e em 2006. “Estou aqui com absoluta tranqüilidade, pois caminhamos juntos e nos manteremos unidos”. Wagner fez questão de lembrar a importância do PPS e do PSDB nas últimas eleições estaduais. Na época, o partido de Kertzman apoiou abertamente a candidatura petista ao governo. Já os tucanos, por questões nacionais, também apoiaram, mas informalmente.
Por duas vezes, o governador admitiu que a camisa que vestia por baixo dos ternos era a de militante do PT, mas que, como chefe do executivo estadual, de forma republicana, deve apoiar Imbassahy (PSDB), João Henrique (PMDB) e Walter Pinheiro (PT).O candidato do PSDB, Antonio Imbassahy, seguiu a mesma estratégia colocada em prática pelo prefeito João Henrique e partiu para o ataque aos adversários. Disse que o atual prefeito não tem controle sobre as contas públicas.
O tucano disse que vai apresentar uma plataforma técnica que mostre a solução para os problemas que atingem diretamente a sociedade. Entre elas, citou a ampliação das unidades de saúde 24 horas, melhorias no sistema viário e a implantação de um programa para reduzir os indicadores da mortalidade infantil e materna entre a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).
***
Candidaturas podem ser lançadas até amanhã
Acaba amanhã o prazo para lançamento de candidaturas e o anúncio de coligações para as eleições municipais. Termina, então, o período para partidos políticos realizarem suas convenções e lançarem opções para prefeito, vice-prefeito e vereador, de acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com o fim desse prazo, será o momento de protocolar o registro dos candidatos no cartório eleitoral. É possível registrar candidaturas até 5 de julho.
A campanha eleitoral começa no dia seguinte, 6 de julho, quando os candidatos ficam autorizados pela Justiça Eleitoral a buscar votos. Poderão fazer comício, caminhada, carreata e usar carro de som. Mas não podem sujar a cidade, nem prejudicar a estética urbana, estabelece a resolução (22,718) do Tribunal Superior Eleitoral. Reunidos na última quinta-feira, ministros do TSE decidiram anular as restrições que impediriam a apresentação de propostas de candidatos em entrevistas, debates e encontros, antes do dia 6.
Com essa novidade, poderão ser divulgadas as plataformas e projetos políticos dos candidatos, sem que isso seja caracterizado como propaganda eleitoral. Os abusos e excessos serão apurados e punidos pela legislação vigente (artigo 22, da Lei Complementar 64/90 e artigo 96, da Lei 9.504/97), ressalva que visa garantir isonomia no tratamento dados aos candidatos pelos meios de comunicação.
Em Salvador, os candidatos ao Palácio Thomé de Souza começaram a agendar entrevistas para apresentação de seus programas de governo. O prefeito João Henrique Carneiro (PMDB), que disputa a reeleição, os candidatos Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM); Walter Pinheiro (PT) e Antonio Imbassahy (PSDB) estarão em estúdios de várias emissoras de rádio e TV a partir de amanhã.
Fonte: Correio da Bahia

Em destaque

Decisões “de ofício” de Moraes foram tomadas sem base legal

Publicado em 22 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Moraes bloqueia perfis sem queixa das supostas víti...

Mais visitadas