Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, junho 20, 2008

Polícia Federal busca 38 suspeitos de desviar verbas do PAC

JB Online
BRASÍLIA - A Polícia Federal deflagrou nesta manhã desta sexta-feira uma operação denominada João-de-Barro de combate a fraudes em licitações públicas em prefeituras de diversos municípios do País. Os suspeitos estariam envolvidos num esquema de desvio de verbas do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), do governo federal, por meio de fraudes em licitações de obras. A suspeita é que a quadrilha tenha movimentado cerca de R$ 2,7 bilhões nos últimos meses.
Cerca mil agentes da PF cumprem 231 mandados de busca e apreensão e 38 mandados de prisão em oito Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e no Distrito Federal.
Os mandados de busca foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), pois a PF busca provas em diversos órgão públicos, inclusive em alguns ministérios localizados em Brasília.
Nesta primeira fase da operação, o delegado Alessandro Moreti, responsável pelo caso, ainda não pediu para Justiça expedir nenhum mandado de prisão para foro privilegiado porque pretende agora coletar dados para numa segunda etapa pedir a prisão de vários prefeitos envolvidos no esquema fraudulento.
A operação partiu de informações coletadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que comprovou desvio de verbas públicas destinadas à construção de casas populares e estações de tratamento de esgoto em vários municípios.
O desfalque atingia as chamadas Transferências Voluntárias, que integram o PAC, e que são recursos financeiros repassados pela União aos Estados, Distrito Federal e Municípios em decorrência da celebração de convênios ou empréstimos cedidos pela Caixa Econômica Federal e BNDES.
Por causa do desvio de recursos, as obras não apresentaram o padrão de qualidade e quantidade previsto no projeto original.
De acordo com a PF, até o momento, os projetos apresentados pelo esquema receberam o repasse de 700 milhões de reais. A operação pode impedir que mais 2 bilhões de reais tenham o mesmo destino.
(C ominformações da Globonews e Portal Terra)
Fonte: JB Online

Em destaque

Está na hora de superar a intolerância e praticar uma política mais fraternal

Publicado em 18 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Genildo (Arquivo Google) Pablo Ortellado ...

Mais visitadas