Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, junho 20, 2008

Opinião - Na vereda do risco

Villas-Bôas Corrêa
O destrambelhado Jânio Quadros armou duas crises emendadas, de tosco formato provinciano, modelo que dera certo no trânsito pelo governo de São Paulo, mas que deixou para o país a trágica herança de décadas de desajuste.
A bem dizer, foram duas traições no mesmo embornal da mania do golpe para o exercício do poder sem os embaraços do Congresso e da imprensa livre. No lance preparatório traiu o seu companheiro de chapa, o impecável ex-governador de Minas, Milton Campos, das melhores figuras humanas da nossa história republicana.
Como repórter que acompanhou a correria pelo país na caça ao voto, a bordo de um lerdo e confiável DC-3 da finada Varig, testemunhei a farsa das deferências do comediante, nos rapapés de seu jeito exótico ao mineiro que cumpria a missão recebida, enquanto tramava na sombra o apoio à maroteira do Jan-Jan, o movimento popular, fabricado em casa, do Jan-Jan, que por sua vez entregava a inviável candidatura do marechal Teixeira Lott às traças da derrota certa.
Crise em dose dupla. A renúncia surpreendente, como chilique depois de noite de insônia, comunicada em curto documento em linguagem rebuscada, atirou o país no mais grave momento da sua história, a um passo de um confronto militar que racharia as Forças Armadas, deixando seqüelas que só o tempo cicatrizaria.
A deslealdade que derrotou Milton Campos se não emplacou o golpe do retorno incondicional, na recaída a uma ditadura de fato, montou o cenário para a crise da posse do vice Jango Goulart e do seu frágil governo, com a seqüência de turbulências que alcançaram os quartéis. Jango jamais avaliou o que custou a sua posse, enquadrada na experiência parlamentarista que era a sua tela protetora. Com a antecipação do plebiscito, em campanha regada por milhões de origem suspeita, o enterro do parlamentarismo desembocou no golpe militar de 1° de abril de 1964 com a ditadura do rodízio dos cinco generais presidentes, com fôlego de gato para quase 21 anos de um balanço contraditório: êxitos inegáveis na economia, com fases de grandes obras – de que é exemplo a administração do ministro Mario Andreazza, nos Transportes, nos dois anos e meses do mandato do general Médici. que riscou o mapa do país de estradas, construiu a ponte Rio-Niterói e, do lado do avesso, um catastrófico desempenho na área política. Ditadura, à paisana ou fardada, no fundo são irmãs siamesas.
O AI-2 do governo inaugural do general-presidente Castelo Branco liquidou com os partidos criados na alvorada democrática da Constituição de 1946 com as sobras das rivalidades municipais, que sobreviveram ao massacre.
Um erro crasso e sem remédio e que resistiu a todos os remendos e mesinhas e marcha na cadência da crise ética que avilta o Poder Legislativo, com a decadência dos costumes e a gastança do dinheiro público para a farra das mordomias, das vantagens e de trampas como a verba indenizatória e os R$ 61 mil mensais para contratar assessores para os gabinetes individuais de senadores e deputados, inclusive dos campeões das ausências.
O Congresso que empurra para o amanhã que nunca chega, a reforma política moralizadora, tão imprescindível quanto inviável é o que convém ao governo, a todos os governos. A virtual inexistência de partidos que se dêem ao respeito, que não se lambuzem com o mel dos escândalos da maior safra de todos os tempos – desde a chegada de Cabral ao segundo mandato do presidente Lula que se auto-elogia nos improvisos diários como o detentor de todos os recordes de realizações que refundam o país – bloqueia as tímidas tentativas moralizadoras.
E o governo e o Congresso vão levando a democracia tão duramente conquistada para a vereda do risco. E que é assunto para mais uma conversa.
Fonte: JB Online

Em destaque

Já temos motivos em dobro para temer turbulências climáticas assustadoras

Publicado em 28 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Turbulências se intensificam mais rapidamente nos T...

Mais visitadas