Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, junho 27, 2008

Lista do TCU tem 3.178 pessoas

Tribunal de Contas divulga relação própria de políticos com "ficha suja" e que tiveram contas rejeitadas
BRASÍLIA - A pouco mais de três meses das eleições, o Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou ontem sua própria lista de políticos com a "ficha suja". A relação, enviada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), contém o nome de 3.178 pessoas físicas, entre prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos e secretários estaduais e municipais, que não poderão se candidatar às eleições deste ano porque, ao ocupar cargos ou funções públicas, tiveram as contas rejeitadas.
De acordo com a Lei das Inelegibilidades, não podem disputar cargos eletivos quem tiver rejeitadas as contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas. No entanto, decisão do TSE permitiu que políticos com processos na Justiça tenham garantido registro de candidatura. Por maioria, os ministros entenderam que a vida pregressa não é razão para inelegibilidade.
Na relação, estão 131 funcionários dos Correios e sete da Petrobras, empresas envolvidas no esquema do mensalão. Outras 49 pessoas incluídas na lista são ou eram funcionários de universidades federais ou de fundações ligadas a instituições de ensino e 240 eram ou são funcionários da Caixa Econômica Federal.
Dos 4.840 julgamentos, 661 envolviam desvios ou gastos irregulares de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A maior parte dos julgamentos - 2.122 - envolve recursos de prefeituras ou destinadas aos municípios. Entre os nomes de primeiro escalão está apenas o de Antônio Rogério Magri, ex-ministro do Trabalho no governo Fernando Collor de Mello, que teve suas contas julgada pelo TCU somente em 2002.
O estado com o maior número de irregularidades é a Bahia, com 488 ocorrências. Em seguida, estão Maranhão, com 408 pessoas, Distrito Federal, com 321, e o Pará, com 304. Em São Paulo, 272 pessoas que exerciam cargos ou funções públicas tiveram as contas rejeitadas e conseqüentemente os nomes incluídos na relação. No Rio de Janeiro, 128 pessoas foram incluídas na lista. Em Minas Gerais, foram 295 nomes.
Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

Corrupção leva CNJ a avaliar plano de intervenção no Judiciário da Bahia

  Foto: Divulgação Tribunal de Justiça da Bahia 19 de abril de 2024 | 09:15 Corrupção leva CNJ a avaliar plano de intervenção no Judiciário ...

Mais visitadas