Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, junho 29, 2008

Justiça eleitoral quer mais rigor na legislação contra ‘fichas-sujas’

Corregedores de 27 estados pedem agilidade do Congresso


BRASÍLIA - Nas eleições de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai implementar um projeto piloto de identificação de eleitores na tentativa de reduzir as fraudes. A experiência de identificação biométrica, por meio da qual são reproduzidas as digitais de todos os dedos das duas mãos, vai ser colocada em prática em três municípios: São João Batista (SC), Fátima do Sul (MS) e Colorado do Oeste (RO). No total, o projeto vai ser testado com cerca de 45 mil eleitores.
Os técnicos do TSE informaram que o objetivo é testar o projeto para colocá-lo em prática em todo o país nas eleições de 2010, quando serão escolhidos presidente da República, vice-presidente, governador, senador e deputados federais. Já nas eleições de outubro, os técnicos informaram ainda que será realizada uma espécie de auditoria durante as votações. A idéia é retirar uma urna de cada zona eleitoral que servirá de referência para o acompanhamento das votações na presença de representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), do MP (Ministério Público) e do TSE.
Para as eleições de outubro, o objetivo, segundo o técnico do TSE, é dar mais agilidade na divulgação dos resultados das votações nos mais de 5.000 municípios em todo o país. De acordo com eles, será ampliado o acesso às informações e também reduzido o tempo de apuração. O sistema de apuração será realizado pelos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais), que transmitirão as informações para o Tribunal Superior Eleitoral.
Antes da conclusão da totalização dos dados, as informações parciais também serão fornecidas. Nas eleições de outubro vão ser escolhidos prefeitos e vereadores em todo o país. A única exceção será o Distrito Federal, que é formado pelo Plano Piloto e cidades-satélites. O DF tem um governador eleito, José Roberto Arruda (DEM), que escolhe os administradores regionais do Plano Piloto, onde ficam os palácios do Planalto e da Alvorada, além do Congresso Nacional, a Esplanada dos Ministérios e a maioria dos órgãos federais e das cidades-satélites.
Fonte: Correio da Bahia

Em destaque

"Demolição do Parque de Exposição: Um Atentado à Legalidade e ao Bem Público"

. O vídeo que estou reproduzindo aborda um assunto crucial para a comunidade de Jeremoabo: o direito municipal e a alienação de bens públi...

Mais visitadas