Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, maio 28, 2008

Juíza acusada de envolvimento com traficante depõe no TJ

Jorge Velloso
A sala 214 do Tribunal de Justiça da Bahia foi palco de uma cena no mínimo incomum durante a tarde de ontem. Dentro dela, uma juíza – Olga Regina Santiago, da 2ª Vara de Acidentes de Veículos de Salvador – foi ouvida como suspeita de envolvimento com o narcotraficante colombiano Gustavo Durán Bautista. Santiago foi denunciada pela 1ª Vara Federal da Justiça de São Paulo e está sendo investigada pelo TJ baiano. Caso seja confirmada a associação com o tráfico, a magistrada será afastada do cargo e responderá criminalmente no Ministério Público. Enquanto isso, até o relator do caso – o desembargador Antônio Roberto Gonçalves – chegar a uma conclusão, Santiago exerce suas, funções livremente.
A portas fechadas, o interrogatório começou pontualmente às 15h. Nem o relator ou qualquer outra pessoa no TJ falou sobre o caso, alegando segredo de Justiça. Apenas o assessor de imprensa, Carlos Navarro, bastante cauteloso com as palavras, informou que a juíza não está respondendo a um processo. “Houve uma queixa crime que está sendo apurada e se comprovada, Santiago responderá administrativamente. Só depois disso, o MP decidirá se a juíza será processada por algum crime. Ninguém poderá comentar o assunto, pois qualquer coisa que vaze poderá resultar na anulação das investigações”, disse o assessor.
Tratamento - Por ser uma magistrada, a suspeita teve tratamento especial no TJ. Vestindo blazer e calça cinzas ela chegou antes das 14h, acompanhada por seu advogado Maurício Vasconcelos. Santiago entrou por uma área restrita. Durante todo o depoimento, dois seguranças e um policial militar não saíram da porta da sala. Pouco antes das 18h, a juíza deixou a sala do depoimento aparentemente calma e, sem falar com ninguém, foi diretamente para seu carro de luxo preto.
“Foi tudo muito tranqüilo. Ela só compareceu ao TJ para falar o que sabe e colaborar com tudo o que pode”, garantiu o advogado. Segundo Vasconcelos, a juíza nunca negou que teve contato com o narcotraficante. “O marido dela apenas fez uma transação de um imóvel com Batista. Para Santiago, o depoimento foi um alívio, pois pela primeira vez, ela pôde dar sua versão à polícia”, concluiu.
O caso - Durante a Operação São Francisco em setembro do ano passado, a PF gravou ligações telefônicas entre Santiago, seu marido, Baldoíno Santana e Bautista – ex-contador de um dos homens mais caçados no planeta, o colombiano Juan Carlos Abadía, preso em agosto do ano passado. A transcrição de uma das conversas revelou Bautista pedindo ajuda para reaver R$10 milhões apreendidos na Europa. Na ligação, o colombiano avisou que colocaria “aquele negócio que o senhor Baldoíno me falou”.
Em outra gravação, Bautista informa a Baldoíno ter feito o depósito de apenas R$14,8 mil, pois estaria com dificuldades financeiras. “Estive lá na Polícia Federal e está tudo ok com as fichas de antecedentes”, dizia a juíza em outro trecho da conversa.
Mesmo sob investigação, Santiago assumiu a 2ª Vara de Acidentes de Veículos de Salvador, tirou férias, licença e voltou ao trabalho após o Carnaval. Não se sabe ao certo quanto tempo durará toda a investigação, mas o marido da juíza também será ouvido e, segundo o TJ, poderá responder criminalmente.
Fonte: Correio da Bahia

Em destaque

Em plena crise mundial, três Poderes criam tempestade política no Brasil

Publicado em 19 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Alpino (Yahoo Notícias) José Casado Veja ...

Mais visitadas