Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, maio 27, 2008

Aumentam os números de dengue na Bahia

Danile Rebouças, do A TARDE
A incidência de dengue na Bahia continua a crescer, mesmo com a chegada do período de menor aparecimento da doença. Em apenas uma semana, o número de casos suspeitos das formas graves (com complicações, febre hemorrágica e síndrome do choque) cresceu em 125,8%.
De janeiro até o final de abril deste ano, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde (Divep/Sesab) registrou 20.973 casos com 124 suspeitas da forma grave. Após a primeira semana de maio, os números subiram para 25.475 e 280, respectivamente.
Geralmente, nos meses de maio e junho, os registros de dengue costumam reduzir por causa das chuvas e baixa temperatura, que diminuem a capacidade reprodutiva do mosquito transmissor (Aedes aegypti ).
A diretora do Divep, Alcina Andrade, afirma que o crescimento de casos graves era previsível desde a década de 90. “A cada introdução de um novo sorotipo, a possibilidade de casos mais graves aumenta, porque o cidadão já teve infecções. No Brasil já temos três sorotipos em circulação”, explica. Salvador é a cidade que lidera em número de registros graves na Bahia, com 48% do total.
No Hospital Couto Maia, referência em doenças infecto-contagiosas, o número de internamentos com dengue aumentou, de 46, em abril, para 64, em maio, até esta segunda-feira. Contudo, não há pacientes na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A diretora médica do Couto Maia, Verônica Mascarenhas, relaciona o aumento dos casos graves ao grande número de pessoas já infectadas pelo vírus no Estado.
Imunidade – A cada dengue, a pessoa cria uma imunidade específica para determinado tipo de vírus. Para a diretora do Divep, a partir de 1994, pode-se considerar que há uma situação de epidemia, uma vez que, após este ano, não se conseguiu zerar o número de casos. A única maneira de se prevenir a doença é através da conscientização, a fim de se banir focos do mosquito.
Em abril, o governo do Estado assinou o decreto 11.009/2008 que criou o Comitê Estadual de Mobilização para tratar de campanhas preventivas. Para Alcina, os municípios têm se interessado. As maiores dificuldades, como aponta, são a interrupção do trabalho do campo, a precariedade no vínculo dos agentes endêmicos com prefeituras e a dificuldade de controle do vetor.
Até o momento, a Sesab confirmou 43 casos e quatro óbitos (Salvador, Itagibá, Lauro de Freitas e Tucano). Na Bahia, uma vez comparadas as suspeitas de dengue grave com o mesmo período do ano passado, houve aumento de 278% e 291 municípios (69,8%) registraram dengue. Na região de Irecê, localizada ao norte, dez cidades com surto da doença em 2008 concentraram 41,5% das notificações até abril.
Fonte: A TARDE

Em destaque

"Uso Indevido de Recursos Públicos: Prefeito Transporta Cerveja em Veículo Oficial Enquanto Doentes Ficam Sem Transporte"

  Nota da redação deste Blog -   A situação descrita revela uma clara violação da confiança pública e do uso apropriado dos recursos governa...

Mais visitadas