Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, abril 23, 2008

Tremor abala cinco Estados do país

Abalo foi sentido em todos os bairros de São Paulo e em outras 31 cidades do Sudeste
Affonso NunesFred RaposoAngélica Paulo
Cinco segundos foi tempo suficiente para assustar milhões de pessoas em vários pontos dos três Estados mais populosos do Brasil. Um tremor que no epicentro (um ponto do Oceano Atlântico a 270 km de São Vicente) bateu 5,2 na escala Richter foi sentido, por volta das 21h, em 32 cidades da região Sudeste, incluindo os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Há indícios de que o abalo também atingiu municípios no Paraná e Santa Catarina.
Em São Paulo, a sensação inicial era de pânico. Moradores deixavam os prédios e congestionaram as linhas telefônicas do Corpo de Bombeiros. Eram chamadas de vários bairros da capital assim como de habitantes de municípios como Santos, Barueri, Itapecerica, Cotia e Osasco, São Caetano, São José dos Campos e Limeira.
O jornalista Gustavo Hennemann, 23 anos, estava deitado em seu quarto, no 23º andar do Hotel Othon, no centro de São Paulo, quando, por volta das 21h10, sentiu "como se alguém estivesse balançando a cama".
– Três segundos depois veio outro tremor – relata o gaúcho de Três Passos, há um mês e meio na cidade. – Fiquei assustado e, por um instante, pensei que tinha alguém embaixo da cama. Nunca imaginei que poderia ser algo de natureza sismológica. Só depois vi na televisão o que tinha ocorrido.
Quem estava fora de São Paulo também preocupou-se. De férias em Compostela, na Espanha, a cineasta Carol Thomé, de 25 anos, buscava informações na internet. Moradora do bairro de Higienópolis, revezava-se entre os sites de notícias e o MSN, um programa de comunicação instantânea.
– Corri para o computador para tentar saber o que estava acontecendo. Também conversei com alguns amigos que estavam on-line. O susto foi grande – conta Carol.
No Rio, moradores dos bairros de Jacarepaguá (Zona Oeste) Vila da Penha e Del Castilho (Zona Norte) acionaram a Defesa Civil municipal, informando terem sentido tremores de terra também às 21h.
Moradora do Moneró, na Ilha do Governador, Neise Marques Firmida diz que sentiu a cama tremer por volta das 21h30.
– Na hora, pensei que meu filho estivesse sacudindo a cama para me assustar. Mas ele estava no quarto, usando o computador.
Em 14 de novembro, outro tremor, de menor intensidade, fora sentido em várias áreas de São Paulo. Edifícios chegaram a ser evacuados. Passado o susto, o esclarecimento: o tremor fora reflexo de um terremoto ocorrido no Chile poucos minutos antes.
No ano passado, o Brasil registrou a primeira morte causada por tremores de terra. Um terremoto de 4,9 graus na escala Richter atingiu a comunidade rural de Caraíbas, em Itacarambi, no norte de Minas Gerais. Todos os 76 imóveis da localidade sofreram algum tipo de avaria e uma menina de cinco anos morreu. No dia 5 deste mês houve um terremoto de 3,9 na escala Richter na região de Sobral, no norte do Ceará. (com agências)
Fonte: JB Online

Em destaque

Prefeito de Igaci é condenado por injúria e difamação contra vereador e também deve responder à queixa crime

  22/04/2024 18:15 - Justiça Por  Com assessoria O prefeito do município de Igaci, José Petrúcio Oliveira, foi condenado pelos crimes de inj...

Mais visitadas