Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, abril 22, 2008

Imprudência Marinha mantém buscas a padre desaparecido em SC

SÃO PAULO - As buscas aéreas pelo padre Adelir De Carli, 41 anos, no litoral de Santa Catarina, foram suspensas às 18h de ontem. Durante o dia, o Grupo de Radiopatrulhamento Aéreo (Graer), da Polícia Militar de Santa Catarina, continuou o trabalho de buscas ao padre paranaense, que está desaparecido desde a noite de anteontem, quando tentava fazer um vôo sentado em uma cadeira amarrada a mil balões de festas, cheios de gás hélio. O último contato aconteceu por volta das 21h, quando avisou que estava pousando no mar, no litoral norte de Santa Catarina.
No site da Pastoral Rodoviária, à qual o padre está ligado, ele declara ter “vasta experiência” como esportista. De Carli já tinha levantado vôo, com a ajuda de 500 balões, em 13 de janeiro deste ano, em Ampère, no sudoeste paranaense. Atingiu 5.337 metros e desceu quatro horas e 15 minutos depois, a 110km dali, em San Antonio, na Argentina. Segundo ele, o recorde de altitude anterior era de 3,9 mil metros, de um norte-americano. Desta vez, De Carli pretendia bater o recorde de tempo, que é de 19 horas, e ficar uma hora a mais nos ares. Esperava que os balões o levassem para o interior do Paraná, a partir de Paranaguá, no litoral do estado, de onde decolou por volta das 13h de anteontem.
A subida foi rápida e o desaparecimento no meio das nuvens igualmente. A preocupação da equipe de apoio também veio cedo, pois às 14h45 ele já estaria a 5,8 mil metros de altitude, quase o dobro do previsto e, ao contrário do oeste, dirigia-se para o leste, em direção ao oceano. Em contato telefônico com produtores da RPC, o padre disse que estava bem de saúde e com a consciência tranqüila, mas relatou muito frio e desconhecimento sobre o equipamento.
Nos contatos feitos com sua equipe, ele disse que chegou a se distanciar até cerca de 50km da costa de São Francisco do Sul. Por volta das 20h, já tinha voado 145km desde Paranaguá. O último contato foi com o comandante do Graer, capitão Nelson Henrique Coelho, por volta das 21h, quando avisou que estava pousando no mar e deu as coordenadas que apontam para as ilhas Tamburetes. Por volta de meia-noite e meia, os primeiros balões foram avistados na Praia da Penha, a cerca de 60km ao sul de São Francisco do Sul.
As buscas começaram a ser feitas por cerca de cem pessoas, que tinham o auxílio de um helicóptero da Polícia Militar de Santa Catarina, duas embarcações da Marinha e um avião Bandeirante da Força Aérea Brasileira, além de um avião do governo do Paraná e vários pescadores voluntários. Apesar do vento de cerca de 60 a 70km no mar, o tempo e a visibilidade eram bons até a tarde de ontem. Na Paróquia São Cristóvão, em Paranaguá, onde De Carli é pároco, fiéis passaram o dia em orações.
Fonte: Correio da Bahia

Em destaque

Está na hora de superar a intolerância e praticar uma política mais fraternal

Publicado em 18 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Genildo (Arquivo Google) Pablo Ortellado ...

Mais visitadas