Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, março 27, 2008

A meta: esfolar o cidadão comum

Por: Carlos Chagas

BRASÍLIA - Num objetivo acoplam-se perfeitamente o interesse público e o interesse privado, melhor dizendo, a ação dos agentes públicos e dos agentes privados: é na voracidade de depenar o cidadão comum. Para cada lado que se olhe acontece a mesma coisa. Ainda há dias, em Brasília, o governo local distribuiu os talões de pagamento do IPTU.
A média dos "reajustes" foi de 300%. Quem pagou ano passado mil e poucos reais viu-se taxado em sete mil reais. E assim por diante. A rapinagem foi tão grande que, pressionado por mil e um protestos, o governador José Roberto Arruda mandou recolher os talões e determinou que os aumentos não ultrapassassem 16%.
Já foi um exagero, porque a inflação não chegou a 7%, em 2007, mas todo mundo ficou satisfeito e não se falou mais no assunto. Falta de exercício da cidadania, porque deveriam os brasilienses ter ido em frente e exigido do governo local uma explicação: quem determinou os abusivos reajustes?
Tratou-se de iniciativa de amanuenses aloprados, de chefes abomináveis ou veio lá de cima, no mínimo, a concordância com esse ato explícito de esfolamento do semelhante? Claro que ninguém investigou, muito menos o governo do Distrito Federal, ficando o dito pelo não dito, ou o roubado pelo não roubado.
Passando do plano estadual para o federal, nem será preciso referir que enquanto as grandes empresas burlam o fisco, empenhando-se anos e até décadas a fio em batalhas judiciais sem pagar impostos e tributos, milhares de contribuintes comuns, dos que vivem de salário, são assoberbados com notificações da Receita para comprovarem despesas médicas e outras, nas declarações anteriores do Imposto de Renda. Parece o caminho para o poder público vangloriar-se do aumento de arrecadação.
Mas tem mais, lá e cá. Ainda esta semana os assinantes da famigerada NET foram surpreendidos não apenas com o aumento das mensalidades, mas com a supressão de razoável número de canais antes acessados conforme os contratos. Para assisti-los, agora, será necessário pagar por fora, como no caso anterior de torneios de futebol e de filmes não tão velhos quanto os apresentados normalmente. Isso sem falar em que, quando lançados os canais a cabo, a promessa era de que não conteriam publicidade ou propaganda de qualquer espécie.
Só isso? Nem pensar. Também há poucos dias o governo autorizou o aumento generalizado no preço dos remédios. A informação era de que tudo se limitaria a 4%. Vá o leitor reclamar na farmácia da esquina. Mesmo proibidos os reajustes, eles não pararam de acontecer nos últimos doze meses. Agora, autorizados, passam de 30%.
Reclamar para quem? No setor público, mesmo com o advento dos companheiros ao poder, primeiro municipal, depois estadual e agora federal, continuam a fluir as propinas e comissões pela realização de qualquer tipo de obras ou contratação de serviços. Só que com um detalhe: antes, cobrava-se 10%. Hoje, a regra é de 30%, existindo até determinados intermediários batizados com um sobrenome suplementar: Fulaninho Trinta...
Essa simbiose entre o público e o privado parece não ter limites. Quem não disporá de um exemplo a mais, no seu dia-a-dia, para demonstrar como somos explorados? Deve prevenir-se quem pensa estar a solução na eclosão de um regime de força, sabe-se lá conduzido porque corporação for. Será apenas mais uma legião de malandros a dominar o Estado.
Engolidor de sapos ou de espadas?
Tornou-se rotina, porque aconteceu de novo, há dois dias. Depois de haver alertado a população de que o crédito deveria sofrer maiores restrições, e até os juros poderiam aumentar, o ministro da Fazenda desceu humilde do gabinete do presidente Lula para a sala de imprensa, no palácio do Planalto, desmentindo-se. Declarou que jamais o governo pensou em restringir o crédito, muito menos em aumentar os juros.
Não é preciso imaginar o tamanho da bronca que Guido Mantega levou do Lula. Melhor seria imaginarmos quem alertou o presidente para mandar seu ministro desmentir-se. Porque não será, o chefe do governo, um especialista em questões econômicas. Pelo contrário, vale-se de alguns oráculos (bom dia, Delfim Netto) que com freqüência consulta no recôndito das ligações telefônicas.
Salta aos olhos, porém, a humildade com que o ministro Mantega vai e vem. Ainda há meses, depois de o Senado haver extinguido a CPMF, ele anunciou a criação de um novo imposto, sucedâneo para compensar o anterior. Não se passaram muitas horas para que viesse o desmentido, pela palavra do próprio. Será que vale a pena exercer o papel de biruta de aeroporto, só para acrescentar numa biografia já digna de elogios o tempo passado na chefia da política econômica? Aliás, que chefia?...
Desgraçou a todos
Hugo Chávez esperava peremptória condenação do presidente Lula, mesmo atrasada, à estratégia da Colômbia e dos Estados Unidos relativamente a ataques preventivos ao território de outras nações, se for para combater o terrorismo. Não gostou nem um pouco da cautela com que o chefe do governo brasileiro referiu-se ao recente episódio da invasão do Equador por tropa colombiana dirigida por consultores americanos.
No reverso da medalha, Condoleesa Rice irritou-se ao saber que o Lula passou lotado e nem se referiu a essa estranha visão de um país dispor do direito e até do dever de invadir o outro se for para massacrar revolucionários, narcotraficantes e sucedâneos contrários à dominação da superpotência.
Falamos do encontro de ontem, em Recife, entre os presidentes do Brasil e o da Venezuela. Uma frustração para os dois lados em conflito, lá na nossa fronteira Norte. Mas, vamos fazer justiça, um elogiável posicionamento do Brasil. Afinal, em briga de nhambu, jacu não entra.
Exageros
Domingo de Páscoa, no palácio do Jaburu, o vice-presidente José Alencar reuniu um grupo seleto de amigos e companheiros para celebrar a data, com direito a missa e, depois, um lanche modesto, sem champagne nem uísque. Convidou o presidente Lula, que compareceu desacompanhado de D. Marisa, às voltas com a doença de um neto, no Alvorada.
Tudo conforme as previsões, pelo menos até a hora do lanche. Porque não se conteve um grupo de dondocas brasilienses convidadas. Cercaram o presidente, como costumam fazer os repórteres nas oportunidades em que podem aproximar-se, mas, ao contrário dos profissionais de imprensa, não foi para perguntar coisa alguma. Demoraram-se em gritinhos e em manifestações explícitas de corpo presente a respeito "de como ele era bonito", "como sua barba estava tão bem aparada", "como vestia com elegância um traje esporte" e sucedâneos tão inusitados quanto impertinentes.
Para um observador incógnito, pareciam um bando de gralhas. O Lula, que no fundo é um tímido, chegou a pedir socorro ao vice-presidente, indagando onde estavam os repórteres, que seria muito melhor enfrentar do que aquele time de mal-amadas. Só que os repórteres não estavam...
Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

"Demolição do Parque de Exposição: Um Atentado à Legalidade e ao Bem Público"

. O vídeo que estou reproduzindo aborda um assunto crucial para a comunidade de Jeremoabo: o direito municipal e a alienação de bens públi...

Mais visitadas