Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, março 24, 2008

Congresso tem 127 pré-candidatos às eleições municipais

BRASÍLIA - Um quarto dos deputados é pré-candidato nas eleições municipais de 5 de outubro. A maioria das 127 candidaturas da Câmara é de parlamentares da base aliada: 89 contra 38 oposicionistas. No Senado, apenas 3 dos 81 senadores lançaram seus nomes para as eleições deste ano.
Apesar de um em cada quatro deputados se posicionar como pré-candidato, a expectativa é de que somente metade desses parlamentares entrará na corrida municipal. Na prática, dos 127, somente 60 ou 70 devem realmente disputar as eleições.
Sem chances de vitória, mas com a certeza de que continuarão com o mandato quer de deputado quer de senador, alguns vão participar da disputa apenas para firmar seus nomes para as eleições de 2010. No mundo político é o chamado "recall" para as próximas eleições. Mesmo sendo uma prática comum entre os parlamentares, raramente alguém assume publicamente que a candidatura a uma das mais de cinco mil prefeituras brasileiras funciona, na prática, como espécie de campanha antecipada para renovar o mandato de deputado dois anos depois.
Pré-candidato a prefeito de São Paulo, o senador Romeu Tuma (PTB) é um dos poucos a reconhecer que o lançamento de seu nome na corrida municipal ajuda a pavimentar a sua campanha de 2010, quando pretende concorrer novamente ao Senado, caso não seja bem-sucedido este ano. "A candidatura à prefeitura ajuda a manter a nossa imagem na cabeça dos eleitores", disse Tuma. E se perder a eleição? "Não tem problema. Isso vai ajudar a minha candidatura em 2010 ao Senado", admitiu sem constrangimento.
"Derrota é derrota"
Estreante em eleições municipais, o minúsculo PSOL adotou como estratégia o lançamento das candidaturas de seus três deputados federais. À exceção de Luciana Genro (RS), que pode ter um bom desempenho em Porto Alegre, os deputados Chico Alencar (RJ) e Ivan Valente (SP) vão disputar as Prefeituras do Rio e de São Paulo, respectivamente, com o intuito de consolidar o nome do partido. Aproveitam para também firmar na cabeça dos eleitores seus nomes para 2010, quando tentarão novamente uma cadeira na Câmara.
Os candidatos do PSOL precisam ser muito bem votados para conquistar uma vaga no Legislativo federal. Como o partido tem por filosofia uma política restrita de alianças, os dissidentes do PT têm de superar a barreira do coeficiente eleitoral para chegar à Câmara. "O PSOL é pequeno e precisa estender sua capilaridade. Nossas candidaturas têm o objetivo de tornar o partido mais conhecido", diz Valente, ao lembrar que em São Paulo o coeficiente eleitoral para um deputado se eleger é de 300 mil votos. "Para nós, independentemente de vitórias, queremos mostrar que o PSOL é um partido com vocação para governo, e não só de oposição", diz Luciana.
A candidatura de parlamentares às prefeituras com o intuito exclusivo de se cacifar para a eleição seguinte é vista como uma faca de dois gumes. "Quem só se candidata para deixar um recall à próxima eleição corre o risco de ver o tiro sair pela culatra. Pode acabar ficando com a marca de perdedor", afirmou o líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO), pré-candidato a prefeito de Goiânia. "Derrota é derrota. Além disso, eleição é muito desgastante", resume o deputado Ciro Gomes (PSB-CE), duas vezes derrotado à Presidência da República.
Parlamentares que já concorreram para prefeito alertam ainda que a visibilidade ganha em uma eleição municipal não representa necessariamente votos na eleição seguinte. "Não é verdadeira essa história de dizer que quem se candidata a prefeito fica com um recall de votos para a eleição seguinte. Em 2002, quando me elegi para a Câmara, tive mais de 200 mil votos. Fui candidata à Prefeitura de Manaus em 2004 e, em 2006, quando me candidatei novamente à Câmara, consegui pouco mais de 100 mil votos", contou a deputada Vanessa Graziotin (PC do B-AM), que pretende disputar pela segunda vez a Prefeitura de Manaus.
Os deputados pré-candidatos de siglas nanicas não escondem que, por trás de suas candidaturas em outubro, há a clara intenção de consolidar o partido. "O PHS precisa crescer. Mas, ao mesmo tempo, uma candidatura pode tanto projetar quanto queimar o partido", resumiu o deputado Miguel Martini (MG), pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte.
Lideranças dos grandes partidos até admitem a existência de parlamentares que usam as eleições municipais para "guardar" votos à eleição seguinte. Mas nunca são de seus partidos. "Todos os candidatos do DEM são viáveis", afirmou o líder da sigla na Câmara, ACM Neto (BA), candidato à Prefeitura de Salvador.
Com uma bancada de 92 deputados, o PMDB é o maior partido da Câmara e também o que tem o maior número de pré-candidatos: 16. Segundo maior partido da Casa, o PT também tem um número considerável de pré-candidatos: 15. Obras de transposição do Rio São Francisco, prevista no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Além de não aumentar o número de MPs paradas na Câmara, diante da obstrução feita pelos opositores, o governo avalia que novas medidas só acirrarão os ânimos no Congresso.
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que, nos encontros de hoje, o presidente apresentará à base aliada a posição do Planalto. "O governo quer que as medidas provisórias continuem sendo instrumentos de governabilidade", afirmou. "É isso que o presidente irá dizer aos líderes aliados, sem cobranças."
Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

Está na hora de superar a intolerância e praticar uma política mais fraternal

Publicado em 18 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Genildo (Arquivo Google) Pablo Ortellado ...

Mais visitadas