Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, março 30, 2008

Congresso projeta crise para 2009

Senadores do PMDB decidem romper acordo. Agora, admitem acumular as duas presidências
Márcio Falcão
Brasília
A um ano das eleições para as presidências da Câmara e do Senado, a campanha já está pegando fogo. E tudo porque cresce nos corredores do Congresso a notícia de que o PMDB do Senado não cogita cumprir o acordo de revezamento das cadeiras firmado no ano passado com o PT. No entendimento dos senadores peemedebistas, a aliança diz respeito, exclusivamente, ao tapete verde da Câmara. A idéia mais repetida dá conta de que o PMDB do tapete azul quer a volta do ex-presidente José Sarney (AP) ao comando do Senado.
A união de PT e PMDB, as duas maiores bancadas da Câmara, foi que permitiu a eleição de Arlindo Chinaglia. O PMDB, maior bancada e que teria direito ao cargo, abriu mão para que em 2009 o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), ocupasse a cadeira máxima da Câmara. O acordo de cavalheiros previa que em troca, o PT indicaria o presidente do Senado, com apoio dos peemedebistas.
0 escolhido pelos petistas é o senador Tião Viana (AC), que comandou a Casa durante a crise no ano passado envolvendo o ex-presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Considerado moderado e de perfil conciliador, Viana coloca abaixo as pretensões do senador Aloízio Mercadante (PT-SP), que também sonha com a vaga. Para os senadores peemedebistas, no entanto, o acordo está longe de ser mantido. Não há problemas regimentais para que a presidência das duas Casas seja ocupada pelo mesmo partido.
Antecedentes
O líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), lembra que o DEM, antigo PFL, e o próprio PMDB já ocuparam simultaneamente as presidências do Congresso. Raupp reconhece que os peemedebistas não pensam em ceder a cadeira.
– Somos a maior bancada da Casa e temos o respaldo regimental. Não é nenhum absurdo – defende.
O senador Tião Viana diz que a sucessão começou a ser discutida discretamente pelo PT, mas descarta entrar em rota de colisão.
– Era de se esperar que o PMDB fosse querer a vaga - desconversou Viana.
Em meio à rebeldia do Senado, os peemedebistas e petistas da Câmara reforçam o compromisso. Caciques dos dois partidos almoçaram juntos há duas semanas e reafirmaram que estão dispostos a cumprir o trato. No encontro, eles lembraram que a aliança foi selada por meio de uma carta assinada por líderes dos partidos no final de 2006.
– Foi um encontro que não tinha a intenção de discutir este assunto, até porque essa questão não cabe neste momento, mas da parte do PT o compromisso está mantido – explica o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP).
Nos bastidores, no entanto, a confirmação da dobradinha PT e PMDB nas presidências também foi classificada como um recado ao deputado Ciro Nogueira (PP) que pretende derrubar Temer na corrida pela presidência da Câmara. Afilhado político do ex-presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, que foi eleito com o apoio do baixo clero - aqueles parlamentares que não tem poder nem prestígio dentro da Câmara, Nogueira faz o mesmo caminho e tem intensificado as negociações. Apesar de negar, deputados garantem que ele está em campanha.
Uma de suas últimas movimentações teria sido incentivar deputados a cobrarem o aumento da verba de gabinete, propondo aumentando os recursos em R$ 10 mil, passando para R$ 60 mil. Chinaglia foi alertado e abortou a idéia. A preocupação de Temer e dos petistas é que os cálculos de Nogueira se concretizem. O deputado teria confidenciado a amigos que tem apoio também da oposição, especialmente na bancada democrata, e que pode conseguir votos no PT e no PMDB.
O líder do PT na Câmara, Maurício Rands (PE), rechaça a idéia.
– Está tudo certo para que o Temer fique na Câmara e o Tião Viana seja o presidente do Senado - diz Rands.
Questionado sobre uma possível quebra de acordo, Rands demonstra apreensão.
– Está é uma casa da democracia. Acredito que esta dominação não seria saudável para ninguém - completa o líder petista.
Para o presidente do PMDB e candidato interessado, é precipitado tratar o assunto agora, mas tudo será conversado.
– A sucessão ainda está longe. Não adianta ficar trantando deste tama agora. Temos outras discussões mais urgentes a fazer. Temos uma reforma tributária para melhorar, temos as eleições para cuidar - afirma Temer.
Fonte: JB Online

Em destaque

Corrupção leva CNJ a avaliar plano de intervenção no Judiciário da Bahia

  Foto: Divulgação Tribunal de Justiça da Bahia 19 de abril de 2024 | 09:15 Corrupção leva CNJ a avaliar plano de intervenção no Judiciário ...

Mais visitadas