Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, fevereiro 24, 2008

Artigo - Uma Perestroika ao melhor estilo cubano

Leandro Area, cientista político da Universidade Central da Venezuela
I - Pater familiae
Fidel Castro parece ter dado adeus à vida, e não ao poder. Essa é uma primeira impressão que se tem ao observar sua longa despedida. Televisionada, além disso, como se todos estivéssemos presentes no seu velório. Muito à cubana, né? Porque atores não faltaram, e espectadores, muito menos. Mais de uma pessoa já enxugou a lágrima ao ver aquele "Cavalo de Tróia" convertido em um hospitaleiro ancião recebendo as visitas do doente em traje esportivo. Tão pouco militar. Foi um adeus entre aspas, com reticências. Uma longa agonia tratando de deixar tudo em ordem como exige a honra de um pai de família.
Em um plano aparte do cenário sussurram outras vozes. Os filhos legítimos ou não, movem suas cartas. Fidel Castro já não possui o controle da continuidade, mas se sabe de uma força superior que na qual se combinam medo e respeito. O temor da orfandade se mescla ao justo preço ganho em mil batalhas, nem todas honrosas, celebradas com a fruição do que sabe ou supõe lutar por "causas nobres", ligadas a títulos honoríficos como liberdade, dignidade, soberania, povo, justiça, pátria. Palavras chaves para uma luta contra o imperialismo, a barbárie, a morte.
II - O inimigo
Olho para Fidel com afeto nas fotos que Raúl Corral (Corrales) tirou nos dias da "Playa Girón" e recordo ao longe suas palavras frente àquela multidão concentrada ne Praça da Revolução: "... porque o que não podem perdoar os imperialistas é que estejamos aqui, o que não podem perdoar os imperialistas é a dignidade, a integridade, o valor, a firmeza ideológica, o espírito de sacrifício e o espírito revolucionário do povo de Cuba". E não os perdoariam.
Como castigo, cometeram centenas de erros e deslizes políticos, contra Fidel, Cuba e seu povo. No que se refere a ataques pessoais nos conta o historiador Paul Johnson em seu Tempos Modernos: "Em diferentes ocasiões houve planos no sentido de utilizar os pistoleiros para atacar funcionários cubanos, difundir o rumor de que Castro era o anti-Cristo e que o Segundo Advento era iminente, enviar um submarino para bombardear a costa, atacar os trabalhadores do açúcar com produtos químicos não-letais e utilizar sais de tálio para provocar a queda da barba de Castro, mesclar seus cigarros com produtos químicos destinados a confundir sua mente ou impregná-lo com o letal bacilo botulínico, fornecer à sua amante, Marie Lorenz, cápsulas de veneno, utilizar pistoleiros cubano-americanos para assassiná-lo por contrato, presenteá-la com equipamento de natação submarina impregnado com um bacilo da tuberculose e um fungo que atacava a pele" (pp. 627 y 628).
No político, há decisões erráticas por parte dos Estados Unidos e de outros países e organizações internacionais, como a OEA que, em 31 de janeiro de 1962 - na oitava reunião de consulta de ministros das Relações Exteriores celebrada em Punta del Leste, Uruguai, com o voto salvo da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador e México - decidiu expulsar Cuba do Sistema Interamericano. Em outubro deste mesmo ano se produzem os eventos que dão o que falar sobre a tensão nuclear mais perigosa que viveu a humanidade, ao descobrir-se que a União Soviética havia instalado armas nucleares em Cuba e que já se encontravam em operação. O ataque nuclear em massa, a invasão ou o bloqueio, são algumas das alternativas que repousam sobre a mesa do presidente John F. Kennedy. Se decide pelo bloqueio que, apesar do clamor internacional, ainda persiste.
E não o perdoam, dizia. Assim, o converteram em ilha, mais isolado do que nunca fizeram dele um herói, um vilão, um arquiinimigo, uma figura histórica, o que é. O colocaram contra a parede, como ele colocou muitos, e o satanizaram de tal maneira que todo o socialismo, o comunismo, o antiamericanismo conquistaram justificativa política e psicológica em um ser excluído. "A história me absolverá", respondeu.
Cuba deixou de ser o bordel dos Estados Unidos para converter-se no aliado dos soviéticos e exemplo parasitário para América Latina. Se produziu uma onda de despertar na esquerda latino-americana e nos movimentos guerrilheiros. Se a guerra civil espanhola é um marco para compreender o presente, a revolução cubana e a brutalidade internacional também o são.
III - Onde estamos?
O muro de Berlim foi derrubado em novembro de 1989, mas esta elusiva linha divisória que separa Cuba de boa parte do resto do planeta ainda persiste. Castro sabe que sua morte pode ajudar determinada reconciliação e que é muito difícil fazê-lo em vida, pois o passado limita o presente. Despontam as palavras de Simón Bolívar: "Se minha morte contribui para que cessem os partidos e se consolide a união, irei tranquilo ao sepulcro".
E acaba que em Cuba se mostram alternativas para a abertura, pequenos passos, detalhes, gestos que na diplomacia valem ouro, que acompanham a queda física de Castro. Preparando a transição? Para onde? Com quem?
Em 19 de fevereiro de 2008, o diário oficial Granma publicou uma carta de Fidel, onde desiste, a dias das próximas eleições, de ser chefe do governo. Igualmente renuncia ser o presidente e comandante-em-chefe. A renovação acompanha sua queda. Há no fundo e na forma ritmo e melodia. Como na música cubana. Aparecem três rostos. Raúl, seu irmão, nascido em 3 de junho de 1931, que conta com o apoio das Forças Armadas e do Partido Comunista; Carlos Lage Dávila, nascido em 15 de outubro de 1951, vice-presidente da República, médico como Che Guevara e licenciado em ciências sociais; Felipe Pérez Roque, nascido em 28 de março de 1965, ministro de Relações Exteriores, que realizou um trabalho estupendo.
Em todo caso, o que acontecerá está, em boa medida, nas mãos de Fidel. Seu poder, a diferença de seu estado físico, não mudou. Ao contrário, em tempos de despedida deve ser maior. Uma Perestroika à cubana ronda sua mente.
IV - A outra herança
O presidente da Venezuela tem sido o melhor aliado não só de Cuba, mas sobretudo de Fidel. Ter um filho aos 80 anos não é pouco, e quando se é rico, melhor. Mas além dos petrodólares, existe uma relação afetiva que não se pode esconder. Que eles próprios mostraram com orgulho ao mundo. Há uma paixão paterno-filial evidente. "Fidel, pai nosso que estás na terra" disse Chávez. Mas Hugo Rafael, além disso, calcula e escuta que ele pode ser o herdeiro, com na Canção do eleito, de Silvio Rodríguez: "Sempre que se faz uma história, se fala de um velho, de uma criança ou de si". E esta opção agrada a Chávez. Foi feita para estes cenários dramáticos, militares, cheios de sangue e fogo, que é como a busca de um destino trágico, ainda que no final, talvez, morra como Fidel, em uma cama de hospital. Castro matuta.
Mas será que aos cubanos não interessa esta queda? Não está claro, nem mesmo para Fidel. Tudo depende de planos, circunstâncias e atores. Porque o Brasil e Lula são outra alternativa, que segundo alguns cubanos abre as portas de um destino mais claro e sólido. O Brasil pode entrar na Casa Branca e no mundo ocidental. Chávez não. O Brasil possui uma economia mais sólida. Não se fala espanhol, mas tem menos inimigos. A Venezuela é volátil, caudilhista, petroleira e adversária. A quem preferir, o império pode ser um aliado.
Nada é eterno. Tudo flui. Só os dinossauros continuam ali.
leandro.area@gmail.com
Fonte: JB Online

Em destaque

"Demolição do Parque de Exposição: Um Atentado à Legalidade e ao Bem Público"

. O vídeo que estou reproduzindo aborda um assunto crucial para a comunidade de Jeremoabo: o direito municipal e a alienação de bens públi...

Mais visitadas