Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, dezembro 21, 2007

Vôos já começaram a atrasar em todo o país

Fernando Exman Karla Correia
No mesmo dia em que a Infraero e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deflagraram operações para reduzir os transtornos causados pelo apagão aéreo que vigora desde outubro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu que os passageiros enfrentarão novos calvários nas festas de fim de ano.
- Vai ter problema, sim, mas em uma dimensão bem menor do que tivemos no ano passado - declarou o presidente em conversa com jornalistas durante um café da manhã.
Para Lula, o crescimento da demanda provocado pela popularização do transporte aéreo é uma das causas do caos. O presidente negou-se a admitir responsabilidade sobre a situação do sistema.
- Eu só estou aqui há cinco anos. Esse é um problema de médio e longo prazos - disse o presidente.
Ontem, começaram a funcionar os quatro Núcleos de Acompanhamento e Gestão Operacional da Infraero, localizados nos aeroportos de Brasília, Congonhas (SP), Guarulhos (SP) e Galeão (RJ). Cerca de 10 a 15 funcionários da estatal se revezarão durante 24 horas por dia até o fim de fevereiro nesses escritórios. Monitorarão o funcionamento de todas as áreas dos aeroportos, como estacionamentos, balcões de check-in, saguões, salas de embarque e desembarque, sistemas de informação, áreas de inspeção de bagagens e pátios. O centro de Brasília centralizará as informações enviadas pelos outros núcleos e pelos demais aeroportos do país.
A Infraero acompanhará cada vôo desde a origem. Assim, saberá em que etapa os atrasos começaram. Se houver problemas, atuarão em conjunto com a Anac e as companhias para solucioná-los da forma mais rápida possível. Tentarão garantir que as informações corretas sobre as causas de eventuais atrasos e cancelamentos sejam repassadas aos usuários. Além disso, tentará fazer com que as empresas ofereçam refeições e hospedagens aos passageiros que tiverem seus vôos atrasados por mais de 4 horas.
Segundo o presidente da Infraero, Sergio Gaudenzi, atualmente as empresas sonegam informações aos clientes. A Infraero verificará as informações oferecidas pelas companhias aéreas e as divulgará por meio de seus funcionários e pelos sistemas de som dos aeroportos. Com os núcleos, complementou Gaudenzi, os passageiros se sentirão "amparados".
- Se eu disser que não haverá nenhum transtorno, não é verdade - admitiu o presidente da estatal que administra os aeroportos do país. - É uma primeira experiência, que sempre poderá ser aprimorada. Estamos começando a entender que o trabalho tem que ser conjunto.
A Anac também estreou ontem sua operação de fim de ano, que vai dura até o dia 7. A agência escalou 130 funcionários para aumentar o esforço de fiscalização no período. Além dos atrasos e cancelamentos, as principais preocupações da Anac são o overbooking - método das empresas de vender mais passagens que o número de assentos do avião - e o atendimento dos passageiros no check-in. Ontem, Solange Paiva Vieira e Ronaldo Serôa da Mota foram nomeados pelo presidente Lula para a diretoria da Anac. Solange tomou posse da presidência da agência. O cargo estava vago desde outubro, quando Milton Zuanazzi renunciou.
No papel
A principal medida anunciada neste mês pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, no entanto, não saiu ainda do papel. O governo quer forçar empresas, Infraero e Aeronáutica a compensar financeiramente os usuários pelos atrasos. O ministro disse que a regra tendia a ser instituída por meio de medida provisória até hoje para já valer nas festas de fim de ano, o que não ocorreu.
O Conselho Nacional de Aviação Civil referendou a decisão de Jobim de limitar pousos e decolagens em Congonhas, o aeroporto mais congestionado do país. A norma passará a valer a partir de hoje.
Fonte: JB Online

Em destaque

Lula precisa conquistar eleitores que só votaram nele para evitar Bolsonaro

Publicado em 28 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Lula está ficando cada vez mais refém dessa polariz...

Mais visitadas