Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, dezembro 22, 2007

Um milhão a mais

Dados do IBGE mostram que, em sete anos, população baiana passou para 14 milhões


Mariana Rios
Em sete anos, a população baiana cresceu em mais de um milhão de indivíduos. A evolução na taxa média de incremento anual na população contrasta com a situação nacional e de estados do Sul e Sudeste do país. O Rio Grande do Sul, por exemplo, registrou a menor taxa de crescimento populacional no país. Se em 2000, eram pouco mais de 13 milhões de baianos, a conta já atinge 14.080.654. Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que também apresentou números preliminares do censo agropecuário de 2006.
Desde 2000, a Bahia cresce mais que na década passada. Ou seja, de 1991 a 2000, a taxa média geométrica de incremento anual da população era de 1,09%. Já entre 2000 e 2007 passou para 1,12%. A percentagem nacional seguiu o movimento contrário: foi maior na década passada (1,64%) do que na registrada nesta contagem (1,21%). Diferente dos recenseamentos, realizados em anos terminados em zero, a contagem é feita no meio da década, sendo mais objetiva e simples. Esta é a segunda contagem realizada pelo instituto – a primeira ocorreu em 1996.
Um dos motivos para a redução da taxa nacional é a queda na taxa de fecundidade. Na década de 70, a média era de 7,5 filhos por mulher. Em 2007, a proporção decai para 2,1. Até 2060, a previsão é de que a população brasileira pare de crescer. Com o envelhecimento do país, a relação, que atualmente é de um idoso para cada quatro crianças, deve passar a ser de um para um em 2039.
Destaques - Na Bahia, um dos municípios que registraram o maior crescimento populacional foi Luís Eduardo Magalhães, a 930km da capital. O motivo foi a imigração, segundo o coordenador de divulgação de censos do IBGE na Bahia, Joilson Rodrigues de Souza. “A atividade econômica principal trouxe uma série de outras que a complementam como os setores comercial, bancário e agroindustrial”, explicou Rodrigues.
No ano de 2000, quando o município foi desmembrado de Barreiras, a população era de quase 19 mil habitantes. A contagem deste ano revelou mais de 44 mil moradores. O crescimento foi 12 vezes mais rápido que no resto do estado. Na outra ponta, municípios como Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro tiveram um arrefecimento na taxa de incremento populacional. Por exemplo, Santa Cruz Cabrália, que teve entre 1991 e 2000 uma taxa média anual de crescimento dos habitantes em 15,65%, registrou na contagem 0,75% ao ano.
A Contagem da População do IBGE foi iniciada no dia 16 abril e cobriu 5.435 municípios com até 170 mil habitantes – ou seja, 97% dos municípios brasileiros. Nacionalmente, a pesquisa apontou um desequilíbrio na proporção entre homens e mulheres: se antes a relação era de cem homens para cem mulheres, a proporção caiu para 99,6 homens em cada cem mulheres.
Fonte: Correio da Bahia

Em destaque

Queda da popularidade traça limites para Lula, ao iniciar seu segundo ano

Publicado em 27 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Baggi (Jornal de Brasília) Bruno Boghossi...

Mais visitadas