Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, dezembro 31, 2007

Raio Laser

Só namoro
Acordo entre o PMDB e o PP baianos deve ser oficializado logo após o Carnaval. Os progressistas, que fazem parte da base de sustentação política do presidente Lula, namoram o governador Jaques Wagner, mas o casamento está ainda longe de ser sacramentado. Motivo: Wagner não oferece contrapartida. Como dote, o PP quer ao menos uma secretaria. Sem isso, nada de colocar a aliança na mão esquerda. Há, no entanto, uma perspectiva: o secretário Geraldo Simões (Agricultura) deve afastar-se do cargo em abril para concorrer à prefeitura d e Itabuna. Quem sabe aí se encontra a porta de entrada do PP no time comandado pelo governador baiano.
Aliança esperada
Quem deseja consolidar logo a aliança com o PP é o prefeito de Salvador. Seus partidários avaliam que o PMDB se fortalece com a composição. Cálculos preliminares indicam que João Henrique acrescentaria mais três minutos no horário eleitoral, abrindo assim novos caminhos para seu projeto de reeleição, em outubro de 2008.
Acordo costurado
Atribui-se ao ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, a costura do acordo que jogou o PP nos braços do Palácio Thomé de Souza. Na condição de presidente licenciado do partido, Geddel teria intensificado os contatos com os deputados Mário Negromonte (federal) e Roberto Muniz (estadual), responsáveis pela condução dos destinos pepistas no Estado e na capital.
Na busca de aliados
O apoio do PP à reeleição de João Henrique, entretanto, não vai acontecer por acaso. Em troca, o partido terá espaço na prefeitura. A Secretaria da Educação, então entregue ao PCdoB, é uma opção, já que os comunistas estão fora da administração. Trabalha-se ainda com a hipótese de aliados que terão candidatura própria ao governo deixarem a gestão municipal até meados de fevereiro, o que pode se rvir de chamariz para atrair novas legendas ao redor de João Henrique.
LEVANDO COM A BARRIGA
A indefinição sobre os comandos das executivas estadual e municipal e do PT ( o Diretório Nacional do partido só vai se pronunciar entre os dias 24 e 25 de janeiro agora) forçou o adiamento de uma posição oficial da legenda sobre a sucessão de Salvador. O presidente estadual da sigla, Marcelino Galo, que concorreu a reeleição, não deixou margem para erro: o PT terá candidatura própria e deve mesmo deixar os cargos que ocupa na prefeitura nas próximas semanas. Essa conversa, aliás, já se ouve a pelo menos três meses.
Na maciota
O ex-prefeito Antonio Imbassahy, que tem avaliado como positivo politicamente o ano de 2007, espera que 2008 seja ainda melhor. Tudo porque o seu partido, o PSDB, trabalha com a possibilidade de fechar importantes alianças já nas primeiras semanas do Ano- novo já de olho em outubro, quando Imbassahy pretende consagrar-se nas urnas para comandar novamente a cidade.
Quem te viu...
Já foram consideradas excelentes as relações políticas entre a deputada Lídice da Mata (PSB) e o prefeito João Henrique. Hoje são severas as críticas de aliados do prefeito contra a parlamentar socialista, uma das principais adversárias da administração municipal durante o processo de votação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). O afastamento de Lídice, no entanto, teria um outro motivo: seu desejo de se candidatar a prefeitura em 2008.
Só aplausos
O projeto de transposição das águas do Rio São Francisco segue normalmente e sem previsão de atropelos desde quando encerrada a greve de fome do bispo de Barra, dom Luiz Flávio Cappio. Fato que é comemorado ainda hoje nos gabinetes mais luxuosos do Ministério da Integração Nacional.
De olho na reeleição
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PSDB), evitou comentar conversas de bastidores que dão como certo o seu desejo de permanecer no cargo no final do mandato, em 2008. Nilo não quer parecer precipitado e nem tampouco demonstrar apego ao cargo. No entanto, vai mesmo brigar pela reeleição, de preferência co m o apoio do governador Jaques Wagner e do PT, que avalizaram a sua eleição.
Inês é morta
Aliados do prefeito João Henrique que trabalharam e votaram contra o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador (PDDU) estão inconsoláveis. Depois de derrotados no plenário, inclusive com os votos de integrantes da oposição declarada ao Palácio Thomé de Souza, vêem reduzida a zero as chances de barrar a aplicação do projeto, sobretudo no que se refere à elevação dos gabaritos da orla de Salvador.
Destaque nacional
Apontado como principal adversário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso Nacional, o deputado federal baiano José Carlos Aleluia (DEM) não vai baixar o tom das críticas em 2008 que, por sinal, é um ano eleitoral. Ao contrário, deverá elevá-lo. Para ele, é necessário que se mostre ao País que o rei está nu.
Vai ou não vai?
Embora garanta que continua no páreo, o apresentador Raimundo Varela (PRB) insiste que só entra de corpo e alma na campanha à prefeitura de Salvador em meados de março do próximo ano. Ele acha ainda cedo lançar-se oficialmente candidato à sucessão do prefeito João Henrique, lembrando que caberá ao seu partido fazê-lo durante a convenção que ocorre no meio do ano. Coordenadores de sua campanha, porém, afirmam que, na prática, a candidatura de Varela já está nas ruas e é irreversível.
Já foi
Os fortes rumores de que o radialista José Eduardo (Se liga Bocão)desembarcará de mala e cuia na tevê Itapoan, onde assumiria o horário de Raimundo Varela, sacramenta a tese de que o apresentador do Balanço Geral é mesmo candidato à prefeitura de Salvador. Bocão, que encontra-se em rota de colisão com a TV Aratu, substituiria Varela durante o afastamento deste para cuidar da campanha eleitoral.
Reforma indefinida
O governador Jaques Wagner vem negando sistematicamente uma possível reforma do seu secretariado após o Carnaval. No entanto, fortes boatos indicam exatamente o contrário. A propósito, o ex-ministro da Defesa, Waldir Pires, é cotadíssimo para compor o primeiro time de Wagner.
Conversas afiadas
O Democratas baiano só conta com uma alternativa de peso à prefeitura de Salvador: o deputado federal Antonio Carlos Magalhães Neto. Por isso vive um momento um tanto quanto incômodo. Precisa marcar posição nas eleições municipais de 2008, mas teme o desgaste de uma possível derrota de Neto e suas consequências para o partido. Nem tudo, porém, são espinhos no caminho do DEM. Caso seja efetivamente candidato, ACM Neto pode facilitar a vida de muito postulante a vereador e garantir uma boa representação do Democratas na Câmara de Salvador.
Mais produtivo
De acordo com levantamento da Agência Nordeste de Notícias (Agne), o senador baiano César Borges (PR-BA) foi o mais produtivo do Nordeste em 2007, conseguindo aprovar quatro projetos seus. O ranking ainda deixou de contar seu último projeto aprovado, em 28 de novembro, que proíbe o desconto de assaltos e cheques sem fundo no salário do empregado, o que totaliza cinco projetos, uma das performances mais expressivas do Senado. Além de aprovar os cinco projetos no Senado, César Borges ainda teve dois projetos seus aprovados em anos anteriores transformados em lei pela Câmara dos Deputados, em 2007. Um deles, que transforma em falta disciplinar grave o uso de celulares por presidiários, foi sancionado em março pelo presidente da República, tornando-se a Lei 11.466/2007.
Fonte: Tribuna da Bahia

Em destaque

Em plena crise mundial, três Poderes criam tempestade política no Brasil

Publicado em 19 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Alpino (Yahoo Notícias) José Casado Veja ...

Mais visitadas