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sábado, dezembro 22, 2007

Atrasos generalizados em todo o país

Duilo Victor Flávia Lima Rio e Brasília
Na semana que antecede o Natal, os aeroportos do Rio de Janeiro deram uma prévia da rotina de atrasos que se aproxima. No balcão da Gol, um caso surpreendente de extravio de passageiro com deficiência física confundiu atendentes.
Nos corredores do terminal 1 do Aeroporto Tom Jobim, a família Gatti passou o dia à espera de Juan Demetrio Santov, 51 anos, que, de acordo com o combinado, deveria ter chegado de Montevidéu às 9h20 em vôo da Gol. Mas, apenas às 17h30, a família soube que o uruguaio foi parar no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A desculpa da empresa é de que o bilhete só dava direito à primeira escala, feita em Porto Alegre.
Os vôos para Aeroporto de Congonhas, o mesmo onde foi parar Juan Demetrio, foram os que tiveram maiores dificuldades para partir. O vôo 1390, por exemplo, marcado para as 15h30, estava com decolagem prevista para as 20h.
O fim de semana prolongado de Natal mal havia começado e o Aeroporto Internacional de Brasília já registrava quase metade dos vôos com atraso de mais uma hora. De 0h às 17h de ontem, segundo a Infraero, 40 dos 96 vôos programados estavam atrasados e três foram cancelados.
A estudante Larissa Costa chegou ao Aeroporto Juscelino Kubitscheck duas horas antes do horário do vôo marcado, às 12h. Esperou mais de três horas na fila.
- Como quero estar lá no Natal, decidi comprar a passagem para dois dias antes. No ano passado passei quase 20 horas no aeroporto, espero que este ano tudo seja mais tranquilo.
A situação só não era pior em Recife e Fortaleza. Na capital de Pernambuco, 48,9% dos vôos não embarcaram na hora certa. Em Fortaleza, o índice foi de 41,5% de atraso e de 5% de cancelamento. Os atrasos foram aumentando ao longo do dia.
De acordo com informações da Infraero, durante o feriado prolongado do Natal os horários de maior fluxo nos aeroportos do país devem ser das 9h às 11h e das 18h às 21h. Qualquer reclamação o consumidor pode registrar também no Juizado Especial do Tribunal de Justiça do aeroporto.
De acordo com funcionários da força-tarefa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ontem foi o dia com mais atendimentos a passageiros este mês.
Fonte: JB Online

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