Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, outubro 30, 2007

TSE divulga os primeiros números

Luiz Orlando Carneiro
Brasília. A um ano das eleições nos 5.565 municípios do país, haveria a possibilidade de segundo turno para a escolha de prefeitos em apenas 74 capitais e grandes cidades que contam com mais de 200 mil eleitores - exigência prevista na Constituição - conforme levantamento divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O eleitorado pode crescer até março do próximo ano. Mas, por enquanto, no Estado do Rio de Janeiro, além da capital (4.514.726 eleitores), só poderia haver segundo turno em outros nove municípios: São Gonçalo, Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, São João de Meriti, Campos, Belford Roxo, Petrópolis e Volta Redonda. Em São Paulo, além da capital, o segundo turno é possível em 19 cidades; em Minas Gerais, em seis, além de Belo Horizonte.
O artigo 29 da Constituição dispõe que o segundo turno nas eleições de prefeitos só ocorrerá em cidades com mais de 200 mil eleitores, caso nenhum candidato consiga a maioria absoluta dos votos no primeiro turno. Três capitais têm menos de 200 mil eleitores: Rio Branco (AC), Boa Vista (RR) e Palmas (TO). No Distrito Federal, não há pleito municipal. O município paulista de Guarujá está bem próximo de atingir o patamar constitucional, por uma diferença de 1.092 eleitores, conforme os números divulgados pelo TSE.
Fonte: JB Online

Em destaque

Nota técnica do MP e Tribunais de Contas orienta sobre contratações para festas

  Foto: Divulgação O documento foi assinado pelo procurador-geral de Justiça Pedro Maia e pelos presidentes do TCE, Marcus Presídio e TCM, F...

Mais visitadas