Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, outubro 30, 2007

O PT venceu na Argentina

Por: Sebastião Nery

BUENOS AIRES - O motorista que me levava anteontem, no meio da tarde, para o comitê de campanha (aqui eles chamam de ("bunker") da Cristina Kirchner, no hotel Interncontinental, para as bandas da 9 de Julho e da "Casa Rosada," um senhor elegante, bem vestido, paletó e gravata apesar do belo dia ensolarado, não tinha dúvida nenhuma sobre o resultado da eleição:
"Ela vai ganhar. Contra meu voto mas vai ganhar. Não voto em gente peronista. Vai ser a vitória do "vo-tox": muito voto e muito botox". Ria da própria piada, mas era um riso meio raiva, de escárnio. Mais escárnio do que raiva. Era assim que a UDN ria do PTB, que o PFL ri do PT.
A língua
Já era a terceira cena, mais ou menos igual, a que eu assistia desde a manhã. No café do hotel "Kempinski", na esquina da Alvear, ao lado da embaixada brasileira, dois grupos, em mesas separadas, falavam de coisas diferentes, turistas do interior comentando a cidade. Em uma das mesas, uma mulher folheava o jornal "El Clarim" e aparecia a foto, bem grande, da Cristina Kirchner, ao lado das fotos, também grandes, de outros candidatos.
Um mulher da outra mesa, sem falar uma palavra qualquer, abriu bem a boca, pôs para fora uma língua enorme, rosada e ficou assim até a dona do jornal perceber que ela estava botando a língua para a candidata Kirchner. Mais do que o escárnio do motorista, era raiva mesmo.
O jovem
A segunda foi no primeiro táxi que tomei, na porta do hotel, para ir a uma das deslumbrantes livrarias "El Ateneo", na avenida Santa Fé, exatamente comprar os últimos livros da campanha eleitoral e principalmente o da veterana e competente jornalista Olga Wornat: "Reina Cristina" (Planeta). Os melhores repórteres de uma cidade são sempre os taxistas. Vou logo puxando conversa. Mas percebi que o jovem motorista, cabelo bem negro, italianado, mudou de assunto quando perguntei pelas eleições. Insisti, reagiu:
"Desculpe o senhor, mas não falo de política, muito menos de eleição. Ao menos desta eleição. Já sei que o casal vai ganhar, que meus candidatos vão perder e não vai ser bom para a Argentina, porque os pelegos da CGT (Confederação Geral dos Trabalhadores) vão voltar a ter força e influência".
Os radicais
Resolvi tentar forçar a conversa, para ver até onde ia a ira dele:
- Quem são seus candidatos?- Os radicais, da UCR (União Cívica Radical), de Frondisi e Alfonsín, que se dividiram entre a "Gorda" Carrió e o professor e ex-ministro da Econonia, Lavanha. Qualquer um dos dois seria um bom presidente, organizando a economia, sem o perigo de é essa dona Cristina jogar o país na desordem com os sindicalistas, o que não conseguiram fazer com o Kirchner, o que aliás foi o único mérito dele. Mas essa gente é sempre a mesma, vem desde Perón. Sobem os salários, esculhambam a economia e vem a inflação.
Tentei avançar o passo, lembrando que a Cristina só estava forte assim porque o marido Kirchner tirou o país do buraco em que Menem jogou e o pôs para crescer a 9% ao mês. Isso era ruim ou bom? Cortou o assunto:
- Por favor, não vamos falar de política. Mesmo acertando, são ruins. Eu me lembrei da UDN de Minas contra o PSD e o PTB.
Getulio e Perón
Aqui não há UDN, tambem não há PTB. Mas não há nada mais parecido com a velha UDN, mãe da Arena e avó do PFL, do que um radical argentino, igualzinho a um radical-liberal americano, europeu, brasileiro. E ninguém mais parecido com um getulista do que um peronista. Da mesma forma que o petista é um getulista ou peronista de roupa nova.
Ainda está cedo para uma análise mais funda das eleições daqui:
1 - Sem Perón nem Kirchner teria vencido em 2003 nem Cristina venceria agora. São netos dele. A espetacular vitória dela, agora, em quase todas as províncias, exceto cinco, é a continuidade da fidelidade do povo à memória de Perón. E para o povão Kirchner e ela são herdeiros dele.
2 - Só aí se explica que o radical Curió tenha tido a fantástica vitória na capital. (A capital, Buenos Aires, é pequena em território e em votos. A Província de Buenos Aires representa 40% da população e do eleitorado. Enquanto a Carrió ganhou folgado em Buenos Aires, capital, a Cristina teve, sozinha, mais de 45% de todos os votos da Província de Buenos Aires.
Cristina e Dilma
É só fazer o mapa social da capital e da província para ver que a capital é a Avenida Paulista, a Zona Sul do Rio, onde as elites sempre venceram. Enquanto isso, todo o grande cinturão industrial da Província de Buenos Aires, com seus trabalhadores sindicalizados e a CGT ainda liderando, votou fechado em Cristina, como quando votava em Perón. Em nome dos trabalhadores.
Com todas as diferenças históricas, de comportamento e de ação política entre o voto peronista e getulista e o voto petista, o povão votou na Cristina como no Brasil votou em Lula. Não creio é que em 2010 o PT arranje um candidato com a força, a determinação, a capacidade de comunicação, a clareza política e ideológica da Cristina Kirchner. Se a Dilma fosse ela...
Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

Em plena crise mundial, três Poderes criam tempestade política no Brasil

Publicado em 19 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Alpino (Yahoo Notícias) José Casado Veja ...

Mais visitadas